Hoje, primeira sexta-feira de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Sorriso. Por ocasião desta data, apresentamos cinco santos cujo senso de humor e alegria marcaram o coração dos fiéis e ensinaram a alegria de um cristão em anunciar o Evangelho.
- São João Paulo II
O papa peregrino deixou uma grande herança espiritual à Igreja com as suas mensagens comoventes, a sua proximidade e os seus gestos de carinho e piedade. Também deixou o eco de sua risada no coração dos fiéis, como naquela vez em que presenciou a atuação do “Palhaço Japo”, caracterizado por Diego Poole.
O palhaço realizou seis espetáculos para o pontífice e em alguns vídeos é possível ver são João Paulo II rindo alto.
O palhaço compareceu à cerimônia de canonização realizada em Roma, em 2014, e disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “não há imagens registradas do papa rindo tanto e graças a isso temos agora a imagem para sempre de um Papa profundamente humano, muito feliz, E muito bom”.
- São João Bosco
Diz-se que o santo italiano era muito alegre e carismático, principalmente com os jovens e as crianças. Mesmo quando tinha problemas, ficava feliz, pois sentia uma grande confiança em Deus e em Maria Auxiliadora.
São João Bosco dizia que a alegria, o estudo e a piedade eram “o melhor programa para te fazer feliz e que mais beneficiaria a tua alma”.
Também expressou que, se alguém deseja ter uma vida tranquila e alegre, deve tentar “estar sempre na graça de Deus”.
- São Felipe Neri
São Felipe Neri é o padroeiro dos educadores e humoristas. Desde pequeno expressava sua alegria e mostrava tanta gentileza que as pessoas o chamavam de “Felipinho bondoso”.
Em 1533, aos 18 anos, teve uma experiência mística que o motivou a desistir de uma vida rica para seguir o chamado ao sacerdócio. Em seguida, viajou para Roma para estudar filosofia e teologia, mas deixou esta ocupação para se dedicar a ser catequista.
Seu senso de humor e simpatia o ajudaram a fazer trabalhos de caridade em hospitais, lojas, bancos e outros locais públicos para evangelizar.
No dia de sua morte, que ocorreu em 25 de maio de 1595, seu médico lhe disse: “Padre, nunca te vi tão feliz”, e o padre de 80 anos respondeu: “Que alegria quando me disseram: vamos para a casa do Senhor”.
- São Alberto Hurtado
O primeiro santo chileno nasceu em 22 de janeiro de 1901. Depois de superar várias dificuldades financeiras, sempre com esperança, foi ordenado sacerdote na Companhia de Jesus.
Ele foi caracterizado por seu entusiasmo e alegria. O seu carisma apaixonado pelo Evangelho fez com que tivesse um grande carisma com a juventude.
São Alberto Hurtado fundou o Lar de Cristo, um de seus maiores legados, para dar comida e abrigo aos mais pobres. Seu trabalho se multiplicou na Ação Católica, na Ação Sindical do Chile e na Revista Mensagem.
Apesar de ter muitas ocupações, sempre recebia os mais pobres com o melhor sorriso, chamava-os de “patrãozinho”.
Ele escreveu muitas reflexões, como a Abnegação e a alegria e a Oração da Alegria, mas sua frase mais conhecida foi “Contente, Senhor, Contente”.
- São Félix
Este santo italiano viveu plenamente o significado de seu nome, que é: “aquele que se considera feliz ou sortudo”. Desde criança teve fama de ser feliz e piedoso, tanto que teve experiências místicas.
Quando alguém o insultou, São Félix de Cantalice respondeu com humor: “Vou pedir a Deus que o torne santo”.
Ao entrar na ordem dos franciscanos, pediu que suas penitências e mortificações fossem redobradas. Ele também era conhecido por sua bondade para com os mais pobres.
Fonte: ACI DIgital