Na cidade de Alcântara, em Portugal, a Virgem Maria fez uma aparição em uma fonte. Desde então, todos que desta fonte beberam, conseguiram alcançar curas milagrosas. Depois de certo tempo, uma garota que foi até a fonte em busca das “águas milagrosas”, recebeu de Nossa Senhora uma mensagem, na qual pedia que construíssem ali uma igreja e a nomeassem de Nossa Senhora dos Prazeres.
A santa também ficou conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias, para demonstrar que esse sentimento jamais deve faltar. No dia 11 de abril, sua representação é comemorada.
Nossa Senhora dos Prazeres e o Santuário de Itapecerica da Serra
Em 1689, os padres jesuítas que tinham a intenção de anunciar o evangelho aos índios que viviam na região de Itapecerica, trouxeram consigo a imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
Esses padres tinham o desejo de construir uma capela próximo de onde, atualmente, se encontra a Igreja Matriz, então, levaram até o local desejado a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.
A imagem da Virgem, contrariando os padres, começou a aparecer em outro lugar, mais precisamente, em um monte, detentor de um cemitério indígena. Depois de aparecer neste local por inúmeras vezes, os padres chegaram a conclusão de que era ali o local onde Nossa Senhora gostaria de ter sua casa. E assim foi feito, construíram a capela onde hoje se encontra o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia.
Confira abaixo a Oração a Nossa Senhora dos Prazeres:
“Nossa Senhora dos Prazeres, nossa Mãe querida, lembrando-me de vossas grandes alegrias: a Anunciação do Senhor, a visita à vossa prima Santa Isabel, o Nascimento do Menino Deus, a adoração dos Magos ao vosso Divino Filho, o encontro de Jesus no templo, a Ressurreição de Cristo e a vossa gloriosa Assunção, queremos pedir a vossa intercessão por nós e pelas nossas famílias junto a Deus.
Que Ele nos livre das doenças e dos perigos, do desemprego e da desunião. Nossa Senhora dos Prazeres, ajudai-nos a sermos bons seguidores do vosso adorado Filho, lendo e refletindo a Bíblia Sagrada, alimentando-nos de Jesus na Eucaristia e participando ativamente de nossa comunidade. Queremos viver o mandamento do amor para com todos e caminhar em nossa vida dentro da justiça, colaborando para a construção da paz e da fraternidade.
Amém!”