O Papa estará nos Emirados Árabes Unidos de 1º a 3 de dezembro para participar da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas Cop28. Na manhã desta terça-feira (28), na Sala de Imprensa vaticana, foi feita a apresentação da 45ª viagem apostólica do Pontífice.
O Papa Francisco será o primeiro Pontífice a se dirigir à plateia de Chefes de Estado e de Governo reunidos para a Cop28, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, programada de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai. O evento histórico ocorrerá na manhã de sábado, 2 de dezembro, quando o Papa será recebido pelo secretário geral da ONU, Antonio Guterres, na entrada da Expo City, o novo distrito verde da cidade do emirado que sediará a Cop28.
O primeiro Papa na Cop
Esta não é a primeira vez que o Papa visita os Emirados Árabes Unidos. Isso já havia acontecido em fevereiro de 2019, por ocasião da assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum, assinado juntamente com o Grande Imã de al-Azhar Ahmad al-Tayyeb. Francisco, o primeiro Pontífice a visitar os Emirados, está se preparando para um novo recorde como o primeiro Papa a discursar na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas. Um evento internacionalmente muito aguardado, precedido pela Exortação Apostólica ‘Laudate Deum‘ de 4 de outubro. Com seu discurso, o Papa – explicou hoje, 28 de novembro, o diretor da Sala de Imprensa vaticana, Matteo Bruni – oferecerá um olhar profundamente cristão sobre o homem e a Criação.
Encontros bilaterais
No próprio sábado, imediatamente após seu aguardado discurso, o Pontífice iniciará uma intensa série de encontros bilaterais com pelo menos vinte líderes mundiais e dezenas de outras realidades comprometidas com o combate às mudanças climáticas e com a redução das emissões responsáveis pelo aquecimento global. Um contexto que oferecerá a oportunidade de abordar as muitas questões internacionais atuais que o próprio Papa Francisco vincula com urgência, embora em níveis diferentes, à grave crise climática em curso.
A dimensão inter-religiosa
Embora a viagem apostólica aos Emirados Árabes Unidos seja desprovida de compromissos puramente pastorais, no domingo, 3 de dezembro, o Papa participará da inauguração do Faith Pavilion (Pavilhão da Fé), também na área da Expo City. Um evento que o verá novamente junto com o Grande Imã de al Azar, Ahmad al-Tayyeb, e na presença do presidente dos Emirados Árabes Unidos. O pavilhão foi montado pelo Interfaith Center for Sustainable Development (Centro Inter-religioso para o Desenvolvimento Sustentável) em conjunto com o Muslim Council of Elders (Conselho Muçulmano de Anciãos), é o primeiro pavilhão desse tipo na história das Conferências Cop da ONU e serve como uma plataforma global para promover o engajamento religioso e o diálogo inter-religioso na implementação de medidas eficazes para enfrentar a crise climática. No final da cerimônia, Francisco assinará a Declaração “Confluence of Conscience” (Confluência de Consciências).
Fonte: Vatican News