Descubra essas igrejas, ainda visíveis hoje, nas quais grandes santos franceses foram batizados.
Cidades e vilarejos onde os campanários das igrejas em que foram celebrados os batismos de grandes santos ainda estão de pé. Ao longo dos séculos, eles permaneceram como testemunhas imutáveis de seus primeiros passos no caminho da santidade e da vida eterna.
Sendo o batismo um novo nascimento, eles os viram nascer uma segunda vez, por assim dizer. Assim, São Luís considerou que seu verdadeiro nascimento foi seu batismo. Isso ocorreu em 25 de abril de 1214 na igreja colegiada de Notre-Dame de Poissy (Yvelines). É por isso que ele gostava de assinar suas cartas com o nome “Louis de Poissy”, ou “Louis, seigneur de Poissy”, lembrando-nos de que seu nascimento no mundo coincidiu com seu nascimento como filho de Deus.
Algumas igrejas não existem mais. É o caso da igreja de Saint-Pierre em Lourdes, onde Santa Bernadette Soubirous foi batizada, que ficava no que hoje é a Place Peyramale, ou a capela no campo de Avord, perto de Bourges, onde Santa Elisabeth da Trindade foi batizada, que foi destruída por aviões alemães em 1940.
Mas ainda há muitas igrejas que receberam futuros santos em suas fontes batismais, algumas horas ou alguns dias após seu nascimento. Hoje, esses lugares mantêm viva a memória de seu batismo.
Clique na apresentação de slides para descobrir 12 igrejas onde nasceram santos:
-
-
A Igreja Colegiada de Notre-Dame, agora uma igreja paroquial em Poissy, teve a honra de sediar a cerimônia de batismo do futuro rei Luís IX. Ele foi batizado lá no mesmo dia de seu nascimento, 25 de abril de 1214, durante o reinado de seu avô Philippe. A pia batismal de São Luís está preservada na igreja.
© Collégiale: Petr Kovalenkov I Shutterstock / Louis: godongphoto I Shutterstock / Montage Canva.
-
-
Santa Joana D’Arc foi batizada na igreja do que hoje é Domrémy-la-Pucelle, a poucos passos de seu local de nascimento, no ano de seu nascimento, provavelmente 1412. A igreja preservou vestígios da vida de Joana D’Arc, como a pia batismal e a pia de água benta. Um busto relicário de Joana D’Arc, conhecido como “Le dernier soupir” (“O último suspiro”), contém em sua base parte da terra sobre a qual a pira de Rouen foi construída.
© Église: Google Street View / Jeanne: Fred de Noyelle I Godong / Montage Canva.
-
-
Um lugar repleto da memória de São Francisco de Sales. Ele não apenas foi batizado aqui em 28 de agosto de 1567, uma semana após seu nascimento, mas também foi consagrado bispo em 14 de dezembro de 1602. A igreja atual foi reconstruída em 1898 e consagrada em 15 de maio de 1901 sob o patrocínio de Saint-Maurice e São Francisco de Sales.
© Église: Google Street View / François: domaine public / Montage Canva.
-
-
Originário de Ri, na Normandia, São João Eudes, fundador da Congregação de Jesus e Maria (Padres Eudistas) em Caen, foi batizado na igreja do vilarejo em 1601. O batistério original provavelmente foi usado para o batismo do santo.
© Église: Google Street View / Jean Eudes: domaine public / Montage Canva.
-
-
A igreja em Amettes está intimamente ligada a São Benoît-Joseph Labre, que foi batizado lá em 27 de março de 1748, no dia seguinte ao seu nascimento, por seu tio e padrinho, François-Joseph Labre, vigário de Amettes. A igreja contém vários testemunhos da vida do santo: a pia batismal na qual ele foi batizado e o altar no qual ele serviu a missa. Ela também abriga suas relíquias, bem como um santuário no qual seus restos mortais repousam sobre o colchão de palha no qual ele morreu em Roma em 16 de abril de 1783.
© Église: Google Street View / Benoît-Joseph: domaine public / Montage Canva.
-
-
Natural de Joigny, Santa Madeleine-Sophie Barat, fundadora do Instituto das Irmãs do Sagrado Coração, foi batizada na igreja de Saint-Thibault em 13 de dezembro de 1779 com certa pressa. Como sua mãe havia dado à luz dois meses antes do tempo devido a um incêndio particularmente perigoso na casa vizinha, a pequena Sophie era muito frágil e teve de ser batizada imediatamente. Seu padrinho era seu irmão mais velho, que viria a se tornar padre.
© Église: Google Street View / Madeleine-Sophie: Morphart Creation I Shutterstock / Montage Canva.
-
-
Santa Catarina Labouré, nascida Zoé Labouré, mensageira da Medalha Milagrosa, foi batizada na pequena igreja de Fain-Les-Moutiers, na Borgonha, em 3 de maio de 1806, no dia seguinte ao seu nascimento. Foi também lá que ela fez sua primeira comunhão.
© Église: Google Street View / Catherine: Fred de Noyelle I Godong / Montage Canva.
-
-
São Pierre-Julien Eymard, fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, foi batizado no dia seguinte ao seu nascimento, 5 de fevereiro de 1811, na igreja paroquial de seu vilarejo, La Mure. Ele mencionava esse dia com frequência em suas anotações pessoais.
© Église: Google Street View / Pierre-Julien: domaine public / Montage Canva.
-
-
São Louis Martin nasceu em 22 de agosto de 1823 em Bordeaux e foi batizado em 28 de outubro na igreja de Sainte-Eulalie, a paróquia da família Martin, que morava na rua Servandoni, 13. Ele foi batizado pelo padre Jules Guibre, e seu padrinho foi Léonce Lamothe, e sua madrinha, Ernestine Beyssac.
© Église: Google Street View / Louis: domaine public / Montage Canva.
-
-
Azélie Marie Guérin, a futura Santa Zélie Martin, mãe de Santa Teresa de Lisieux, foi batizada na igreja do vilarejo de Saint-Denis-sur-Sarthon em 24 de dezembro de 1831. Ela havia nascido no dia anterior, na gendarmaria de Gandelain (hoje parte de Saint-Denis). Reformada em 2017, a igreja abriga um relicário de Louis e Zélie, juntamente com o de Santa Teresa, na capela reservada para Zélie em 1931.
© Église: Google Street View / Zélie: domaine public / Montage Canva.
-
-
Morando na Place Broglie, em Estrasburgo, Charles de Foucauld foi batizado na igreja colegiada de Saint-Pierre-le-Jeune (hoje protestante) em 4 de novembro de 1858, a festa de São Carlos, na Capela da Trindade, quinze dias após seu nascimento. Naquela época, a igreja era usada conjuntamente por católicos e protestantes e dividida em duas partes – a nave era destinada aos protestantes e o coro aos católicos – separadas pelo biombo. O batistério no qual Charles de Foucauld foi batizado está agora localizado em Stutzheim-Offenheim, a cerca de dez quilômetros de Estrasburgo.
© Église: PhotoFires I Shutterstock / Charles: Antoine Lorgnier I AFP / Montage Canva.
-
-
Dois dias após seu nascimento, Thérèse Martin, a futura Santa Teresa de Lisieux, foi batizada em 4 de janeiro de 1873 na igreja de Notre-Dame d’Alençon, onde seus pais, os Santos Louis e Zélie Martin, haviam se casado. Seu vestido de batismo está em exposição na igreja, que foi elevada à categoria de basílica em 10 de agosto de 2009, após a beatificação do casal Martin em 2008.
© Église: Christian Musat I Shutterstock / Thérèse: domaine public / Montage Canva.
Fonte: Aleteia