A paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo foi o grande feito que alicerça a fé de todos os cristãos. No ano de 2033 será celebrado os dois mil anos deste acontecimento. Para vivê-lo de forma grandiosa, o Charis Internacional – Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (RCC), propôs a vivência de uma década celebrativa.
A proposta foi lançada na semana da Páscoa e consiste a realização de eventos comemorativos, em nível internacional, com incentivo para que cada país realize também eventos nacionais. O objetivo é que “toda corrente de graça, a RCC, possa lembrar, olhar para este grande feito da morte e ressurreição de Cristo, do senhorio Dele, e propagar isso pelos quatro cantos da terra”, explica a coordenadora do Charis-Brasil, Kátia Roldi Zavaris.
A programação para esta década ainda está sendo elaborada. Do dia 2 a 4 de novembro, haverá um encontro internacional do Charis, em Roma, e todas as lideranças estão sendo convidadas a se fazer presente. “Será um encontro com formação, momentos de unidade, de louvor, de oração, já também para proclamar o senhorio de Jesus ao longo de todo este tempo”, conta Kátia.
No Brasil
A responsável do Charis no Brasil reforça que essa década celebrativa será lançada no país, na Conferência Nacional do Charis, que será realizada na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de 28 a 30 de julho desse ano.
“Estamos convocando as lideranças e toda família carismática do Brasil, aqueles que participam dessa corrente de graça [da RCC] a estar presente para começarmos essas celebrações. E depois futuramente virá um plano, de outros eventos, outras ações que faremos para comemorar essa década dos dois mil anos”.
Sentido da vida está em Jesus
Além de recordar a paixão, morte e ressurreição de Jesus, em 2033 também será celebrado os dois mil anos do primeiro Pentecostes. O envio do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos em Jerusalém, ocorrido logo após a ascensão de Jesus.
“O Pentecostes marca o nascimento da Igreja. A Igreja que nasce renovada, faz uma experiência profunda do amor de Deus e é enviada a proclamar a Boa Nova a todos. Portanto, celebrar estes dois mil anos significa também atualizar esta graça de Pentecostes sobre toda a face da Terra”, destaca Kátia.
Ela recorda que a graça de Pentecostes é a única capaz de transformar todas as coisas. “É a única capaz de nos dar a graça de uma experiência profunda do amor de Deus, que nos leva ao encontro pessoal com Jesus Cristo. E a proclamação de que Ele é o único e verdadeiro Senhor”.
A responsável do Charis-Brasil acredita que essa celebração será uma oportunidade de experimentar uma atualização do que aconteceu com os discípulos e Maria no Cenáculo, além de um momento de gratidão a Jesus.
“Agradecer ao Senhor, por todo o seu sim ao plano do Pai. Para que nós pudéssemos hoje ter esperança, pudéssemos hoje crer que a salvação é para todos, é para cada um de nós. E o mundo hoje necessita, mais do que nunca, de esperança, de sentido de vida. E esse sentido de vida está em Jesus Cristo, porque Ele é o único Caminho, a única Verdade e a única Vida”, concluiu.
Fonte: Canção Nova