Membros da família franciscana estarão reunidos na tarde desta quarta-feira, 29, na Basílica de São João de Latrão, para uma liturgia festiva.
Nesta quarta-feira, 29, completam-se exatamente 800 anos desde a confirmação pelo Papa Honório III, no Palácio Apostólico de São João de Latrão, em Roma, da Regra Bulada dos frades menores redigida por São Francisco.
A carta original de Honório III é um documento perfeitamente legível, escrito em folha de pergaminho, que inclui o texto da Regra devidamente autenticado e registrado. A autenticação é confirmada por um selo. O nome da Regra Regula Bullata – Regra confirmada por uma bula, deriva desse selo (em latim, bulla). A carta tem a data de 29 de novembro de 1223, por isso, a Regra é também conhecida como a Regra de 1223.
Celebração da família franciscana
Para celebrar este aniversário, que ao mesmo tempo é de grande valor histórico, carismático e espiritual, os membros da grande família franciscana – frades, religiosas, leigos pertencentes às três Ordens fundadas por Francisco – são convidados a ir à Basílica de São João de Latrão em Roma, às 15h (horário italiano) desta quarta-feira. No local, haverá uma liturgia que terá o sabor da festa, da reflexão e do aprofundamento deste texto base de toda a experiência espiritual franciscana.
A celebração será presidida pelo arcipreste da Basílica e vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis. Ele lerá uma mensagem enviada pelo Santo Padre a todos os franciscanos e mulheres franciscanas do mundo, para renovar o convite à fidelidade criativa às intuições de São Francisco na Igreja de hoje, em caminho sinodal e em saída às periferias da história e da sociedade.
A celebração será transmitida no site oficial do centenário franciscano (2023-2026). O pergaminho original da Regra Bulada, com o selo papal, é guardado e exposto aos visitantes e peregrinos na Basílica de São Francisco de Assis.
*Com Sala Stampa – Sacro Convento di San Francesco
Fonte: Canção Nova