O programa da 36ª edição da Feira Internacional do Livro, prevista para realizar-se em Turim, norte da Itália, de 9 a 13 de maio, foi apresentado esta terça-feira, 26 de março, na capital piemontesa. O título do evento, o primeiro sob o comando da nova diretora Annalena Benini, é “Vida Imaginária”. “Será o maior Salão de todos os tempos”, explicou Benini, apresentando a novidade de um pavilhão extra para atender a várias solicitações. O evento cultural atingirá números recordes este ano: 137 metros quadrados de espaço de exposição, mais de 800 estandes, 51 salas, 180 oficinas, quase 2.000 eventos, e mais de 500 na área de Turim com o programa Salão Off.
Publicações católicas
Espera-se uma grande representação editorial do mundo católico italiano. Além de seus próprios estandes, os editores e livreiros católicos, reunidos na Uelci (União dos Editores e Livreiros Católicos Italianos), juntamente com a Arquidiocese de Turim, levarão ao Lingotto, sede do evento, uma série de encontros sobre várias testemunhas crentes e agentes da paz, do diálogo e do encontro, como Paolo Dall’Oglio, os monges mártires de Tibhirine, o cardeal Carlo Maria Martini, Madeleine Delbrêl, Luigi Bettazzi e Giorgio La Pira. Sobre essas figuras intervirão o filósofo Massimo Cacciari, dom Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Roberto Repole, arcebispo de Turim, a escritora Mariapia Veladiano, Bernardo Gianni, abade de San Miniato al Monte, e o sociólogo Franco Garelli.
Diálogos sobre personagens que falam ao coração
A Feira do Livro também contará com grandes diálogos sobre personagens da literatura que falam ao coração humano, organizados por Lorenzo Fazzini, consultor técnico para publicações religiosas e gerente editorial da Livraria Editora Vaticana. O cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, e Luigi Zoja, psicanalista da obra Inominado, de Alessandro Manzoni, e Raskòl’nikov, protagonista de Crime e Castigo, de Fyodor Dostoievski, tomarão parte desses diálogos. Outro diálogo será entre Giovanni Lindo Ferretti, cantor e compositor e líder dos CCCP, e o padre Antonio Spadaro, subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação, que abordará as figuras literárias do pai e do filho da obra-prima O caminho, de Cormac McCarthy, publicada pela Einaudi, em um encontro intitulado “Noi portiamo il fuoco” (Nós trazemos o fogo).
Fonte: Vatican News