A estátua – símbolo de uma tradicional universidade católica americana – é coberta com ouro de verdade e está passando por uma reforma.
A cúpula dourada da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, é conhecida internacionalmente e passará a brilhar um pouco mais graças a um projeto ambicioso: redourar a estátua da Virgem Maria.
E, sim, a estátua de cinco metros de altura é coberta de ouro verdadeiro!
Uma história inspiradora
A história por trás da estátua gigante e brilhante de Nossa Senhora no edifício principal da universidade é incrivelmente comovente.
Há que se agradecer ao Rev. Edward Sorin pelo marco icônico. Ele foi para as florestas congeladas de Indiana ainda jovem, com US$ 310 no bolso e um sonho de fundar uma grande universidade católica.
Sua faculdade, a Universidade de Notre Dame du Lac, foi aberta para estudantes em 1844. Parecia estar florescendo, até sofrer um golpe devastador em 1879, quando um incêndio destruiu o prédio principal e forçou o fechamento temporário da universidade.
Nossa Senhora ao alto
Sorin estava fora do campus quando o incêndio aconteceu e, ao retornar, encontrou o trabalho de sua vida totalmente destruído. Ele poderia ter desistido, mas estava determinado a reconstruir o local, a fim de que se tornasse maior e melhor do que antes.
Acima de tudo, Sorin desejava colocar todos os seus esforços e todas as obras de sua universidade inteiramente nas mãos da Virgem Maria.
O conselho da universidade se opôs a um projeto para cobrir a cúpula e a estátua com folhas de ouro, mas Sorin tinha uma visão ampla e insistiu na ideia. Ele tinha uma previsão quase profética sobre como essa imagem se tornaria amplamente conhecida. Disse ele:
“Quando esta escola, a escola de Nossa Senhora, crescer um pouco mais, eu a colocarei no alto para que, sem perguntar, todos saibam por que fomos bem-sucedidos aqui. Para essa adorável Senhora, colocada no alto de uma cúpula, uma Cúpula Dourada, os homens podem olhar e encontrar a resposta.”
O projeto para redourar a imagem
O processo de adição de uma nova camada de folha de ouro começou em maio de 2023 e sua conclusão está prevista para meados de outubro. Além disso, a torre superior do edifício principal será limpa e repintada.
Após a limpeza dos 300 metros quadrados de ouro existentes, os trabalhadores aplicarão uma cola e 1.250 tiras de folhas de ouro que vêm da Itália com a aparência de um pergaminho antigo. As chapas têm cerca de 3 milímetros de espessura e contêm, no total, cerca de 2,5 kg de ouro de 23 quilates. São tão delicadas que só podem ser aplicadas à mão em condições sem vento.
A cúpula é redourada periodicamente, e a última reforma foi em 2005.
Que o amor e a luz de Nossa Senhora brilhem cada vez mais, não apenas na Cúpula Dourada, mas também nos corações de todo o mundo!
Fonte: Aleteia