A artista é responsável pela obra “Monumento para a minha cidade”, localizada na avenida XV de novembro
A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra informou que a artista plástica Norma Santaella faleceu na quarta-feira, 24. A artista era residente da cidade e responsável pelas obras “Monumento à minha cidade”, localizada na Praça 14 de Julho, e a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, no Largo da Matriz. O velório aconteceu no crematório Horto da Paz, no bairro Potuverá.
O informativo da morte de Norma foi colocado no Instagram da Secretaria de Cultura, lembrando suas obras e carreira brilhante. “Sua partida deixa um vazio irreparável no cenário artístico e na comunidade de Itapecerica da Serra, onde sua presença e contribuições foram inestimáveis”, diz o texto.
Ver essa foto no Instagram
Carreira artística
Norma Santaella Lopes nasceu em Catanduva, mas fez de Itapecerica da Serra seu lar. Iniciou seus estudos em arte na Associação Paulista de Belas Artes, em 1946. Deu seguimento nos estudos na Faculdade Armando Álvares Pentado (FAAP), onde começou seus trabalhos com arte tridimensional.
Na escultura, Norma experimentou a cerâmica e a resina antes de chegar ao material com que mais trabalhou durante a vida: o bronze. Com pesquisas, ela desenvolveu sua própria fundição artística, a técnica conhecida como cera perdida. Além de São Paulo e região metropolitana, Norma também expôs seu trabalho em cidades como Buenos Aires e Paris.
Monumento para a minha cidade e a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres
A obra “Monumento para a minha cidade” está fixada na Praça 14 de julho, ao final da Avenida XV de Novembro, em Itapecerica da Serra. Inaugurada em junho de 2002 e composta por figuras em bronze, o monumento representa os povos que compuseram a cidade em três etapas histórias, os indígenas, os imigrantes europeus e os migrantes nordestinos.
São, no total, catorze imagens de corpo inteiro em tamanho próximo ao natural. À frente deles, um padre segura uma pomba, que representa o Divino Espírito Santo. Na última placa, Norma acrescentou figuras populares, que mostram o crescimento da cidade.
A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no Largo da Matriz, foi inaugurada em 12 de abril de 2015, dia da Festa da Divina Misericórdia. A imagem foi abençoada pelo padre Alberto Gambarini na mesma data.