Em 2000, durante a canonização de Santa Faustina, João Paulo II declarou o segundo domingo de Páscoa como o “Domingo da Divina Misericórdia” para toda a Igreja e, a partir daí, a Igreja Católica celebra, todos os anos, no primeiro domingo após a Páscoa, a conhecida Festa da Misericórdia.
Mas você sabia que a Festa da Misericórdia representa uma das primeiras revelações de Jesus feitas a Santa Faustina?
“Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário, 49; cf. 88; 280; 299b; 458; 742; 1048; 1517).
A imagem em questão é a de Jesus Misericordioso, foi ela quem Ele orientou para a pintura do quadro com a grande expressão e manifestação de fé: “Jesus, eu confio em vós!”.
Nas conversas que Santa Faustina tinha com Jesus, Ele deixou claro a importância desta data, como é possível ler em trechos como os a seguir:
“Na Minha festa, na Festa da Misericórdia, percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem à fonte da Minha misericórdia. Eu as curarei e fortalecerei” (D. 206);
“Pede ao Meu servo fiel que, nesse dia, fale ao mundo inteiro desta Minha grande misericórdia, que aquele que, nesse dia, se aproximar da Fonte da Vida, alcançará perdão total das culpas e penas” (D. 300a; cf. 1072).
Neste ano, a Festa da Misericórdia será celebrada de forma diferente da usual, uma vez que o mundo vive uma pandemia, causada pelo novo coronavírus. Porém, é importante que os fiéis não deixem a data passar em branco, dada tamanha importância do evento. Por isso, o padre Alberto Gambarini celebrará a Missa da Festa da Misericórdia de maneira online, através do seu Facebook. Clique AQUI para acessar todas as informações do evento.