Programação conta com Novena e Missas todos os dias, além de outras atividades, culminando na Festa da Padroeira na quinta-feira, 12.
Aproxima-se uma das datas mais importantes para os católicos do Brasil: 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do país. Em meio a tanta devoção à Virgem concebida sem pecado, cuja imagem apareceu no rio Paraíba do Sul há mais de 300 anos, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida (SP), recebe milhares de fiéis que se dirigem em romaria à Casa da Mãe.
O Reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, CSsR, indica que a programação que começa nesta terça-feira, 3, segue a linha dos anos anteriores, mas inclui novidades como o Passeio Ciclístico, a Carreta e a Procissão Memória. “O tempo da Novena é um tempo sempre muito especial, um tempo de festa e de muita esperança”, afirma o sacerdote, que completa: “são celebrações que nos lembram que todos nós somos peregrinos e caminhamos na direção da Casa da Mãe, na direção da justiça e da misericórdia.”
Contudo, o grande diferencial, segundo o redentorista, é a alegria de poder celebrar Nossa Senhora Aparecida sem as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, como nos últimos três anos. “É a alegria de quem volta para a Casa da Mãe na esperança de ser sempre muito bem acolhido”, expressa.
O tema da Novena
Neste ano, o tema da Novena da Padroeira é “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. Ele está diretamente ligado à temática do 3º Ano Vocacional do Brasil, comemorado entre 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023, que é “Vocação: Graça e Missão”.
“O tema faz referência ao nosso jeito de viver como cristãos. Nós todos temos uma vocação. Deus está na origem da nossa vida, e a nossa vida está sempre nas mãos de Deus. E o tema da Novena nos lembra que nós somos de Deus, nós a Ele pertencemos, e na companhia de Maria, nós descobrimos qual é de fato nossa vocação, nossa missão no mundo”, declara o padre Eduardo Catalfo.
Nossa Senhora, intercessora junto a Cristo
Milhares de peregrinos buscam esta companhia da Mãe Aparecida e vão em romaria para o Santuário Nacional de Aparecida, todos os anos. Dentre estas várias histórias está a de Edna e Manoel, de Itaboraí (RJ), que neste ano completam 20 anos de peregrinações para participar da Novena da Padroeira. “A gente sempre vem agradecer por tantas bênçãos que Nossa Senhora fez na minha vida e na vida dos meus irmãos de comunidade”, afirma Edna.
Uma das graças que ela relata ter recebido foi a cura do seu filho, Deivid, em setembro de 2009. Na época, ele foi atropelado por um automóvel e precisou ser internado. Dessa forma, a mãe pediu à Mãe que, se fosse a vontade de Deus, Deivid fosse curado e pudesse ir para casa naquela mesma noite. E assim ele foi curado, recebendo alta e podendo repousar em seu lar. “Ela intercede por nós junto a Jesus”, expressa Edna.
Evangelização por meio da imagem de Nossa Senhora
Juntos, ela e Manoel promovem a evangelização em sua cidade por meio da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Eles são representantes do Santuário Nacional e participam do projeto Aparecida pelo Brasil, no qual recebem uma “capelinha peregrina” com a imagem da Padroeira e a levam pelas casas.
Além disso, eles também costumam realizar um outro gesto. Todos os anos, eles compram uma réplica da imagem e a carregam consigo durante todos os dias da Novena. Ao chegar o dia 12, eles presenteiam alguma família que também se encontra no Santuário Nacional. Segundo Edna, já foram mais de 30 imagens doadas nesta tradição que eles mantêm juntos.
Pela primeira vez
Enquanto vários peregrinos expressam sua devoção há anos por meio de seus costumes, outros se preparam para viver a experiência de visitar Nossa Senhora Aparecida durante a novena pela primeira vez. É o caso de Aparecida Calixto, de Resende (RJ), que há muito tempo costuma rezar a Novena, mas pela primeira vez participará dela na Casa da Mãe.
O nome não é o único vínculo que ela tem com Nossa Senhora Aparecida. Ela nasceu no dia 12 de outubro, em uma família muito devota à Rainha do Brasil, e foi batizada no Santuário Nacional. “Viver sob o manto de Nossa Senhora é uma dádiva e certeza de enfrentar qualquer dificuldade com fé e coragem”, manifesta Aparecida.
Animada para participar das atividades ligadas à Novena, ela também participará do Passeio Ciclístico, em 7 de outubro (sábado). Essa é apenas uma das atividades realizadas durante toda a programação que compreende a Festa da Padroeira, entre os dias 3 e 12 de outubro.
A programação
A Novena será rezada de 3 a 11 de outubro, às 15h e às 19h – neste segundo horário, mais solene, haverá a presença de diferentes bispos brasileiros em cada dia. No período também serão celebradas Missas em diversos horários ao longo do dia.
No dia 12 de outubro, haverá Missas às 5h, 7h, 9h, 12h (Missa das crianças), 16h. O dia de Nossa Senhora Aparecida também compreende o Toque dos Sinos no Campanário às 12h, a Consagração Solene na Basílica Histórica às 15h e o Ângelus e a Procissão Solene, também na Basílica Histórica, às 18h. As festividades são encerradas com a Missa no Altar Central do Santuário às 20h e um show pirotécnico após a celebração.
Além disso, acontecerá também a Carreata no dia 5, quinta-feira, às 16h; o Passeio Ciclístico no dia 7, sábado, às 9h; a Procissão Memória para a Capela São Geraldo no dia 11, às 20h30; e a Vigília Mariana, também no dia 11, das 23h às 4h30 do dia 12, além de outras atrações no Festival da Padroeira. Para mais informações sobre a programação, clique aqui.
Fonte: Canção Nova