Documentário e dramatização se entrelaçam na obra, que investiga a história da devoção ao Sagrado Coração de Jesus
O filme espanhol “Coração Ardente”, que estreia no Brasil neste próximo dia 10 de março, é um docudrama sobre a história da devoção católica ao Sagrado Coração de Jesus.
Documentário e dramatização se entrelaçam ao longo da obra. A parte ficcional conta a história de Lupe Valdés, uma escritora em busca de inspiração para escrever o seu próximo romance: instigada pela jornalista María, ela começa a investigar ocorrências milagrosas ligadas à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. É neste processo que se desenrola a parte documental do filme: à medida que Lupe vai conhecendo a história da devoção, o filme vai apresentando as mensagens reais de Santa Margarida Maria de Alacoque e do beato Bernardo Hoyos, assim como os milagres, pronunciamentos de Papas e testemunhos de famílias e crianças. Ao mesmo tempo, Lupe vai lidando com as feridas do seu próprio coração: enquanto conhece mais a fundo a fé católica, ela redescobre o valor da família e do perdão.
Realizado pela produtora espanhola Goya, “Coração Ardente” é distribuído no Brasil pela Kolbe Arte Produções Artísticas. A direção é de Antonio Cuadri e Andrés Garrigó. No elenco estão Karyme Lozano, María Vallejo-Nágera, Carmelo Crespo, Yolanda Ruiz, Claudio Crespo, Pablo Viña e Ignacio Ysasi.
Lançamento adiado pela pandemia
“Coração Ardente” é um filme de 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, seu lançamento precisou ser adiado. Com a gradual diminuição das restrições sanitárias, a produção começou a ser exibida em países europeus como, por exemplo, a Espanha, a França e a Polônia. Neste último, ganhou o prêmio Niepokalana 2020 no XXXV Festival Internacional de Cinema Católico, em Varsóvia. O filme também já foi lançado em diversos países latino-americanos e está prestes a estrear em vários outros. No Brasil, o lançamento em 10 de março será feito em 35 cidades, em parceria com a rede Cinemark.
Canção que “diz muito”
Um dos destaques da obra é a canção “O Céu para ti”, cujo original foi composto pela cantora argentina Athenas. A versão brasileira é interpretada pela cantora e compositora Andreia Zanardi, do grupo Cantores de Deus. Segundo declarações recolhidas pelo portal O São Paulo, Andreia comenta:
“É uma música que tem uma letra que diz muito para nossa vida. É uma canção que fala profundamente de amor, de misericórdia e, para mim, foi uma alegria e, acima de tudo, uma responsabilidade e uma honra poder traduzir e interpretar tamanha obra-prima. O filme e a música, unidos à forte devoção, nos convidam à experiência de acolher seu Infinito Amor e Misericórdia e nos lançam a evangelizar, propagando sua devoção ao mundo”.
Fonte: Aleteia