Em reconhecimento à memória de Paulo VI, o Prêmio que terá sua sétima edição neste ano, pretende ressaltar e unir as dimensões religiosa e cultural. Ao longo dos anos, ele já contemplou personagens de grande relevância em diferentes disciplinas, entre eles o teólogo Von Baltasar e o pensador Paul Ricoeur.
Em 29 de maio de 2023, na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano, o Santo Padre conferirá o Prêmio Internacional Paulo VI, por ocasião do 60º aniversário da eleição do Papa Montini para a Sé de Pedro. Na quarta-feira, 19 de abril, às 12 horas, durante uma coletiva de imprensa que ocorrerá na Sala São Pio X, será anunciado o nome da personalidade a quem será concedido o Prêmio Internacional Paulo VI 2023.
O Instituto Paulo VI de Brescia – fundado no dia seguinte à morte do Papa Montini, por iniciativa da Ópera para a Educação Cristã de Brescia, um Centro de estudos e documentação sobre figura, obra e o magistério de João Batista Montini – Paulo VI. Depois de alguns anos de suspensão, o Centro reativou a atribuição do Prêmio, a fim de aclamar personalidades eminentes que se destacaram nos diversos campos da cultura e promoção da existência humana e que, de diferentes maneiras, testemunham a vitalidade do legado espiritual de Paulo VI.
Os premiados no passado incluem: o suíço Hans Urs von Balthasar para estudos teológicos (1984), o maestro Olivier Messiaen para a música (1988), o teólogo luterano Oscar Cullmann para o ecumenismo (1993), o canadense Jean Vanier pelos Direitos Humanos e Desenvolvimento do Povo (1997), o pensador Paul Ricoeur para a filosofia (2003) e a série “Sources Chrétiennes” para a educação (2009).
Fonte: Vatican News