O Papa recordou ao final da Audiência Geral que nesta quinta, 6 de abril, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento: que a data “contribua para intensificar as intenções de solidariedade e as atitudes de amizade e de partilha fraterna”, disse o Pontífice. Segundo Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, “a prática esportiva contém uma ética de convivência e paz – uma ética da qual necessitamos especialmente nestes tempos conturbados”.
Entre os apelos do Papa Francisco ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (5), um pensamento pelo Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento proclamado em 2013 pela Assembleia Geral das Nações Unidas que será comemorado nesta quinta, 6 de abril:
“Amanhã se celebra o Dia Mundial do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, convocado pelas Nações Unidas. Espero que a data contribua para intensificar as intenções de solidariedade e as atitudes de amizade e de partilha fraterna.”
A Unesco, segundo descreve o seu próprio site oficial, sempre entendeu o esporte e a educação física como instrumentos importantes para a formação de valores, a socialização e o desenvolvimento humano. O ato constitutivo de 1945 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recorda que “se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”; assim, não há melhor ferramenta para promover o diálogo e a cooperação que o esporte.
A comemoração em Nova York
A Organização acredita que o esporte tem sido cada vez mais reconhecido e utilizado como um instrumento de baixo custo e alto impacto nos esforços humanitários, de desenvolvimento e de construção da paz, não apenas pelo Sistema da ONU, mas também por organizações não governamentais (ONGs), governos, agências de desenvolvimento, federações esportivas, forças armadas e meios de comunicação. Neste ano, a jornada será promovida através do tema “Pontos para as Pessoas e o Planeta”, uma oportunidade para reconhecer o papel positivo do esporte e da atividade física nas comunidades e na vida das pessoas ao redor do mundo. Uma série de encontros está prevista para esta quinta (6), em Nova York, sobre o poder do futebol e de outros esportes para analisar a esse respeito. As discussões se concentrarão especialmente na sustentabilidade e na ação climática, na igualdade de gênero e na luta contra o racismo e o discurso do ódio.
Segundo Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, “o esporte não pode mais ser considerado um luxo em nenhuma sociedade, mas um investimento importante no presente e no futuro, sobretudo nos países em desenvolvimento. Neste Dia Internacional, a nossa Organização celebra as virtudes e os valores universais do esporte, e relembra o quanto a prática esportiva, que nos permite ter ‘mente sã em corpo são’, também contém uma ética de convivência e paz – uma ética da qual necessitamos especialmente nestes tempos conturbados”.
Fonte: Vatican News