Em dois telegramas assinados pelo cardeal secretário de Estado Parolin, o Papa expressa aos presidentes das conferências episcopais da Grécia e da Itália, dom Stefànou e o cardeal Zuppi, sua proximidade com aqueles que estão sofrendo com os eventos extremos destes dias e com a onda de calor que está atingindo a Europa. Abençoa os esforços dos bombeiros e das equipes de resgate e pede “esforços corajosos para enfrentar o desafio das mudanças climáticas e proteger a Criação de forma responsável”
Na manhã desta sexta-feira, 28 de julho, o Papa Francisco enviou dois telegramas separados aos presidentes das conferências episcopais da Grécia e da Itália, dom Petros Stefànou e o cardeal Matteo Maria Zuppi, assinados pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, nos quais expressa sua proximidade espiritual às pessoas afetadas pelos incêndios, pela onda de calor e, no norte da Itália, pelos temporais.
Renovação dos esforços para cuidar da Criação
No telegrama endereçado ao presidente dos bispos gregos, Parolin escreve que o Papa “está profundamente preocupado com a ameaça à vida e os danos causados pelos incêndios espalhados em várias partes da Grécia, e não apenas lá”, causados pela onda de calor que está atingindo vários países europeus. Assegura orações pelas pessoas afetadas e para que Deus abençoe os esforços dos bombeiros envolvidos na emergência. Por fim, ele espera que “os riscos à nossa Casa comum, exacerbados pela atual crise climática, estimulem todas as pessoas a renovar seus esforços para cuidar do dom da criação, em prol das gerações futuras”.
Grandes desastres, enfrentar desafio das mudanças climáticas
Em sua mensagem ao cardeal Zuppi e aos bispos italianos, Francisco pede ao presidente da Conferência Episcopal Italiana que “transmitisse sua proximidade afetuosa às populações afetadas” pelos temporais e incêndios, “que evidenciam a necessidade de fazer esforços corajosos e perspicazes para enfrentar o desafio das mudanças climáticas e proteger responsavelmente a Criação”. Por fim, invoca conforto para aqueles que estão sofrendo as consequências de “desastres tão graves” e manifesta apreço por aqueles que “generosamente forneceram ajuda, particularmente os bombeiros”.
Fonte: Vatican News