A Conferência mundial sobre o clima vai se realizar em Belém, no Pará, em plena Amazônia, em novembro de 2025. O religioso dominicano convidou o Papa a participar da Cop30 sobre o clima, afirmando que Francisco disse estar pensando sobre isso. Em entrevista concedida à Rádio Vaticano – Vatican News, ele tratou de vários temas destacando, entre outros, o “Grito dos Excluídos” para 7 de setembro deste ano, com a demanda de aprimorar nossa democracia e aumentar a distribuição de renda no Brasil
De passagem por Roma estes dias, o teólogo e escritor Frei Betto participou da audiência geral desta quarta (23/08) na Sala Paulo VI, no Vaticano, na qual encontrou o Papa Francisco.
Na oportunidade, o religioso dominicano convidou-o a participar da Cop30 sobre o clima, afirmando que o Pontífice disse estar pensando sobre isso. A esse propósito, ele acrescentou que também o Presidente Lula já havia insistido nesse convite ao Santo Padre. A Conferência mundial sobre o clima vai se realizar em Belém, no Pará, em plena Amazônia, em novembro de 2025.
Dez anos de Pontificado do primeiro Papa Latino-americano
Em visita à Rádio Vaticano – Vatican News, Frei Betto concedeu-nos uma longa entrevista na qual também nos falou, entre outras coisas, sobre os dez anos de Pontificado de Jorge Mario Bergoglio – primeiro Papa latino-americano -; sobre a Laudato si’ de Francisco e a preservação do meio ambiente em nossa realidade diante do que se promete e do que realmente se faz; agosto, mês vocacional e a crise de vocações para a vida consagrada e religiosa, representando um desafio para a Igreja a abrir-se a novas experiências; setembro, mês da Bíblia, a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja; e o Grito dos Excluídos para 7 de setembro deste ano, com a demanda de aprimorar nossa democracia, aumentar a distribuição de renda no Brasil, fazer com que os direitos dos mais pobres sejam assegurados, principalmente dos povos indígenas, como a melhor maneira de celebrar nossa Independência.
Ouça a entrevista na íntegra:
Fonte: Vatican News