A ajuda enviada pelo Fundo POM atenderá diversas dioceses e instituições religiosas que sofrem com a difícil condição econômica
A pandemia de Covid-19, que há meses marca a vida de povos de todos os continentes, também impõe sérios limites à vida das comunidades eclesiais, que enfrentam dificuldades e situações frequentemente dramáticas. Para apoiar as Igrejas dos países missionários diante da emergência de Covid-19, o Papa Francisco criou um fundo de emergência nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), que atende a pedidos de dioceses de todo o mundo. A última ajuda foi enviada à África e à América Latina.
Obras que receberam apoio
As Clarissas do Mosteiro “Maria, Mãe e Rainha” em Lilongwe, Malawi, oferecem com suas orações uma contribuição valiosa para a vida da Igreja e do país, apoiando espiritualmente a missão. Elas, geralmente, obtêm seu sustento das pequenas ofertas dos fiéis que se juntam à oração na capela do mosteiro. Com o fechamento das igrejas, imposto para conter a pandemia, as 31 freiras encontram-se sem meios econômicos também para pagar os custos atuais de consumo do mosteiro e atender às necessidades básicas, por isso receberam ajuda da emergência das Pontifícias Obras Missionárias
A diocese de Kwito-Bié, em Angola, costuma ajudar muitas pessoas pobres, mas a situação criada após a pandemia tornou impossível continuar esse serviço de caridade para paróquias e missões. A ajuda enviada pelo Fundo POM permitirá à diocese, em particular, apoiar a Rádio Ecclesia, uma ferramenta fundamental para garantir a comunicação e a animação espiritual neste período de isolamento.
A Arquidiocese de Yaoundé, Camarões, compreende a capital política do país, por isso é uma encruzilhada para muitas pessoas que vão para o trabalho ou outros negócios, tornando-o um dos lugares mais expostos à pandemia. Os esforços dos serviços de saúde da diocese para prevenção da saúde são limitados e não podem atender às muitas necessidades de uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes. A necessidade mais urgente relatada ao Fundo diz respeito ao saneamento das instalações e à conscientização dos fiéis das 162 paróquias e dos 23 centros eucarísticos da diocese para a luta contra o coronavírus.
A diocese de Ngaoundéré está localizada no norte dos Camarões, os católicos representam 20% da população. A maioria das 26 paróquias está localizada na área rural, não apenas para evangelização, mas também para ajudar a melhorar as condições de vida dessa população por meio de escolas e centros de saúde. Padres, religiosos, seminaristas, catequistas, animadores de comunidades eclesiais contribuem generosamente para a ação da Igreja.
Em março, o primeiro caso de Covid-19 foi registrado e, portanto, todas as disposições destinadas a conter a pandemia foram emitidas, tanto pelo Estado como pela Igreja. A maioria da população, portanto, ficou privada de sua renda mensal. O encerramento das reuniões de oração e catequese não permitiu mais, entre outras coisas, coletar ofertas para o sustento de paróquias e pastorais.
A Casa de Repouso idosos São Pedro Claver, localizada no Vicariato Apostólico de San Andrea, Providencia e Santa Catalina, na Colômbia, não possui mais recursos para ajudar seus hóspedes. Normalmente, um festival de comida é organizado anualmente para coletar contribuições e ofertas, mas após a pandemia deste ano não foi possível. Dos 38 idosos hospedados, nem todos são capazes de contribuir economicamente para o gerenciamento da casa. A ajuda enviada pelo Fundo de Emergência do POM será usada para apoiar alguns padres que não têm mais meios de subsistência e que até agora também haviam contribuído para as despesas do Vicariato.
No Vicariato Apostólico de Camiri, Bolívia, este ano de 2020 é celebrado o 25º aniversário do nascimento do clero diocesano, que se juntou aos missionários a serviço desta Igreja local em território missionário. Nas paróquias, sempre foram feitos esforços para conscientizar os fiéis da necessidade de se sustentarem economicamente, mantendo as estruturas e os agentes pastorais a serviço da comunidade.
Durante esse período de pandemia, várias formas de ajuda solidária foram promovidas para pessoas em dificuldade, mas com as igrejas fechadas e o medo de contágio, não é possível coletar ofertas entre os fiéis. A ajuda do Fundo POM irá para serviços básicos e atividades pastorais nas paróquias realizadas por padres e religiosos diocesanos, bem como para as famílias de alguns catequistas em dificuldade.
Fonte: Canção Nova