Enquanto alguns questionam o valor das comunidades de jogos, um streamer identificou nelas um enorme potencial de evangelização
A cultura jovem de hoje praticamente gira em torno dos games. Milhões de crianças de todas as idades estão em plataformas on-line, como a Twitch, em que jogadores (ou gamers) talentosos exibem suas habilidades e se conectam através do bate-papo.
Jonathan Blevins dirige o canal BeardedBlevins na Twitch. Ele e outros streamers estão injetando uma perspectiva católica na cultura gamer, tentando encontrar “o bem no jogo”.
A indústria dos games
Nas últimas décadas, a indústria de videogames mudou muito. De fato, jogar videogame tornou-se um esforço mais solitário com o advento dos consoles domésticos. Esses sistemas tornaram os jogos mais fáceis e prevalecentes. E, mesmo que empresas como Microsoft e Sony tenham começado a oferecer jogos online, os gamers sentiram falta da sensação de fazer parte de uma comunidade.
Esta é uma das razões pelas quais plataformas de transmissão de jogos, como a Twitch, se tornaram tão populares. Ela remete a uma época em que os irmãos mais novos se sentavam ao redor da televisão para ver seu irmão mais velho conquistar um território que não eles conseguiam. Ou quando dezenas de amigos se reuniam para jogar em minúsculas telas.
Enfim, este meio, embora aberto a trolls e jogadores tóxicos, presta-se bem ao engajamento e à promoção de uma comunidade de apoio.
Comunidade
Uma comunidade de apoio é exatamente o que Jonathan construiu em seu canal na Twitch, o BeardedBlevins. Através de uma atmosfera acolhedora e uma alegria magnética, Jonathan atrai os telespectadores com uma rápida inteligência, uma fé humilde e, é claro, habilidades excepcionais.
Descobrimos que a abordagem de Jonathan à evangelização é como um sopro de ar refrescante depois de mergulhar debaixo d’água. Ele faz referências manifestamente católicas de tempos em tempos e suas streams geralmente terminam com Blevins orando por aqueles que se sintonizaram.
Não é um programa de estudo bíblico ou um grupo de jovens católicos. Em vez de pregar diretamente para os que entraram no canal, Jonathan lhes mostra como se pode viver no mundo secular, mantendo consistentemente uma perspectiva católica e gravitando em direção aos valores da fé. O estilo descontraído de Blevins atira casualmente pérolas de sabedoria de uma maneira que ensina sem que o espectador sequer saiba que eles aprenderam.
Fonte: Aleteia