A polícia descobriu o golpe e outras 34 tentativas do bando de apossar-se de locais religiosos
Golpistas tentam vender basílica e acabam presos na Turquia: o bizarro acontecimento envolveu a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, histórica igreja situada em Istambul, a maior e mais importante cidade do país.
Segundo a International Christian Concern (ICC), uma rede de cúmplices do golpista Sebahattin Gök chegou a falsificar uma série de documentos para que o grupo se apresentasse como proprietário da basílica e tentasse vendê-la. A ICC informou que o mesmo bando responde por outras fraudes e falsificações imobiliárias e que, entre seus alvos preferenciais, estavam grupos religiosos e minorias étnicas.
Golpistas tentam vender basílica
A organização cristã relatou que, em 2020, a administração da basílica havia solicitado das autoridades turcas medidas adicionais de segurança. A polícia descobriu o golpe e outras 34 tentativas do bando de apossar-se de locais religiosos pertencentes a comunidades cristãs, tanto ocidentais quanto armênias, assim como a comunidades judaicas e de outras minorias religiosas.
Um contexto de insegurança para os templos cristãos
A preservação da Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua em Istambul tem uma relevância ainda maior para a minoria cristã na Turquia por conta do recente contexto de conversões de igrejas em mesquitas ou museus, além de ataques contra igrejas históricas.
O caso de maior repercussão mundial foi o da transformação da emblemática Basílica de Santa Sofia em mesquita, em 24 de julho de 2020. O edifício de cerca de 1500 anos não era mais usado como templo cristão havia séculos, mas era mantido como um museu que, até certo ponto, preservava a sua identidade cristã original. Isto fica consideravelmente enfraquecido pelo seu novo uso como mesquita.
Uma reconversão semelhante ocorreu em agosto do mesmo ano com a antiga igreja ortodoxa de São Salvador de Cora, que também passou de museu a mesquita.
A Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua
A Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua foi construída entre 1906 e 1912, em estilo neo-gótico. O templo foi consagrado em fevereiro de 1912 e elevado a basílica menor em 1932 pelo Papa Pio XI. Atualmente, a igreja é administrado por sacerdotes italianos e tem missas celebradas em turco, italiano, inglês e polonês.
Fonte: Aleteia