A Catedral da Transfiguração em Odessa, na Ucrânia, foi seriamente danificada por ataques russos. Como um símbolo de esperança, um ícone da Mãe de Deus foi encontrado sob os escombros
Paredes desmoronadas, lustres frágeis… Na noite de 22 para 23 de julho de 2023, a Catedral Ortodoxa da Transfiguração em Odessa (Ucrânia) foi parcialmente destruída por mísseis russos.
Há vários dias, os moradores tentam limpar o local. Nas ruínas, ícones crivados de estilhaços jazem no chão, pinturas de parede rasgadas revelam a estrutura de concreto e metal… E é nesses escombros que os paroquianos encontraram o ícone da Mãe de Deus chamado “Kasperova”.
A Mãe de Deus aperta o Menino Jesus contra sua face, segurando-lhe a cabeça com as duas mãos. O ícone tem uma moldura dourada, na qual aparece, à direita, uma imagem da Virgem Maria e à esquerda, a de Jesus. Coberto de vidro quebrado e poeira, o ícone permaneceu praticamente intacto após o ataque. Um sinal de esperança para os habitantes de Odessa, que consideram a Mãe de Deus protetora da cidade.
O ícone
No final do século XVI, o ícone foi levado para a Ucrânia por um sérvio da Transilvânia. Em 1809, a esposa do capitão do Estado-maior, Juliana Kasperova, que morava em sua propriedade em Kasperovo (atual Kizomys), tornou-se proprietária deste ícone. Naquela época, a imagem estava muito dilapidada. Em fevereiro de 1840, Juliana rezou calorosamente a noite toda diante do ícone da Mãe de Deus para ajudá-la em seus problemas. De repente, ela viu que o quadro se renovou e voltou ao seu estado perfeito. O rosto da Mãe de Deus se iluminava por alguns momentos. Posteriormente, muitos milagres e curas aconteceram graças à imagem, que foi declarada milagroso em 1846 pela comissão do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa.
Durante o bombardeio de Odessa na Guerra da Crimeia, os moradores da cidade rezavam diariamente diante do ícone da Mãe de Deus de Kasperova na Catedral da Transfiguração em Odessa para permitir que o inimigo se retirasse e a cidade permanecesse ilesa. Segundo a crença geral, Odessa foi salva pela graça deste ícone. Hoje, o povo de Odessa reza perante ele pelo fim da guerra na Ucrânia.
Veja como ficou a Catedral da Transfiguração após o ataque:
Fonte: Aleteia