Uma belíssima igreja brasileira de 300 anos, da transição entre os estilos barroco e rococó, reabriu em Recife após passar quase 15 anos fechada: trata-se da histórica igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, construída pela Irmandade dos Militares. As obras de edificação começaram em torno de 1710 e só foram consideradas concluídas em 1771.
Embora erguida no século XVIII, a igreja só foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.
Os trabalhos de restauração finalizados neste ano haviam começado em 2014, mas o templo estava fechado já fazia vários anos, à espera dos necessários reparos que agora recebeu. Segundo o site Gaudium Press, a igreja ficou fechada por quase quinze anos.
A Santa Missa Solene de reabertura da igreja foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Participaram da celebração eucarística fiéis leigos, sacerdotes, membros da Irmandade dos Militares e representantes da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades, assim como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito da capital, João Campos.
Igreja brasileira de 300 anos reaberta ao público
A igreja tem categoria de Oratório Particular do Arcebispo, mas, evidentemente, recebia e volta agora a receber os fiéis.
Seu novo capelão é o pe. Augusto César Figueiroa, que celebrará a Santa Missa diariamente em pleno centro comercial da cidade. Aliás, os horários das celebrações eucarísticas levarão em conta o fato de que se trata de uma área sem residências, de modo a facilitar a participação dos fiéis durante o dia.
Dom Fernando comenta sobre a restauração. “A ideia é que as pessoas se sintam bem na casa de Deus. É uma igreja monumental, belíssima, que nós recebemos a graça de ter de volta para o bem da religiosidade e da cultura pernambucana”.
Para saber mais sobre a igreja e a restauração, acesse o site oficial.
Fonte: Aleteia (adaptado)