A igreja de Nossa Senhora das Dores é considerada “símbolo de fé e cultura de todo o Rio Grande do Sul”
Considerada “símbolo de fé e cultura de todo o Rio Grande do Sul”, a igreja de Nossa Senhora das Dores, no centro da capital gaúcha, se tornou o primeiro templo da arquidiocese de Porto Alegre a receber do Papa a dignidade de Basílica Menor.
O decreto de elevação da igreja à dignidade de basílica menor foi emitido pelo dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
A igreja tem 220 anos de história e, nas palavras do arcebispo, dom Jaime Spengler, é conhecida pela “imponência arquitetônica e artística” e “está inteiramente ligada à história da cidade, tornando-se um verdadeiro patrimônio histórico, cultural, religioso”.
De fato, o valor histórico da igreja de Nossa Senhora das Dores já tinha merecido o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tornando-se a primeira igreja de Porto Alegre a ser tombada em nível nacional.
Ressaltando a arquitetura particular da igreja, dom Jaime destaca a fachada, as escadarias indissociáveis do contexto arquitetônico e os sinos trazidos da Alemanha do início de 1900.
O que é uma basílica menor?
As basílicas menores são assim denominadas para distingui-las das quatro Basílicas Maiores, uma das quais fica no Vaticano (a de São Pedro) e as outras três em Roma (São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros).
Por sua vez, as basílicas menores estão distribuídas pelo resto do mundo e já passam de 1.500. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é a segunda maior basílica do mundo em tamanho, menor somente que a de São Pedro, no Vaticano.
Para receber o título de Basílica Menor, uma igreja precisa ser reconhecida como centro de atividade litúrgica e pastoral, em especial para celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos. O decreto Domus Ecclesiae pede que essas igrejas sejam fiéis “na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”.
Com a elevação da igreja de Nossa Senhora das Dores à dignidade de basílica menor, o Brasil passa a ter 75 templos com esse título.
Fonte: Aleteia