O Papa e os peregrinos da JMJ terão a oportunidade de rezar dois dias seguidos diante da imagem centenária.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, em Portugal, estará no altar para celebração final da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. A Missa será presidida pelo Papa Francisco no dia 6 de agosto.
Esta será a segunda vez que a imagem estará junto do Papa Francisco fora da Capelinha das Aparições. Em 2013, o Pontífice solicitou que a estátua fosse levada a Roma durante a Jornada Mariana do Ano da Fé.
O Papa e os participantes da JMJ terão a oportunidade de rezar dois dias seguidos diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima: no dia 5 de agosto, em Fátima, e no dia seguinte, em Lisboa.
O traslado está sendo preparado para garantir a segurança e a dignidade da escultura que chegou à Cova da Iria em junho de 1920, depois de ser esculpida por José Ferreira Thedim.
A presença da estátua de Nossa Senhora na celebração final da Jornada Mundial da Juventude representa o reconhecimento do valor e da importância deste ícone mariano na religiosidade de Portugal e do mundo.
Esta será a décima terceira vez que a imagem sai da Capelinha das Aparições. Ela já foi levada três vezes a Roma, três vezes a Lisboa, duas ao Santuário do Cristo Rei, em Almada, duas à diocese de Leiria-Fátima, uma a Madrid (Espanha) e outra à arquidiocese de Évora.
A imagem, que é venerada na Capelinha, regressará a Fátima na tarde do dia 6 de agosto.
Fonte: Aleteia