Data é celebrada em 25 de julho; atividades devem respeitar as medidas sanitárias
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e as dioceses de Portugal convidam os jovens do país a uma missão nos dias 24 e 25 de julho. Os dias – sábado e domingo – compõem o final de semana em que será celebrado o primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos.
A ideia é juntar jovens e idosos como pede a mensagem do Papa Francisco para a data: “O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”.
Convite
O convite é para um olhar e cuidado com os avós e os mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações.
Para dar visibilidade a este grande movimento de esperança, a JMJ convida os jovens a vestirem a camiseta oficial do evento.
A JMJ incentiva também a juventude a estar próxima dos mais velhos através de telefonemas, visitas e ajuda no que precisam.
É pedido aos jovens que, olhando para a realidade em que vivem, façam a diferença. É solicitado que todas as medidas sanitárias sejam respeitadas.
Dia Mundial dos Avós
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa. A data alerta a sociedade para que não se esqueça dos avós e de preservar as suas raízes.
Este dia vai também assinalar anualmente no quarto domingo de julho, próximo da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus.
As datas escolhidas para este desafio “Faz Missão” marcam precisamente o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Celebração acontece no dia 25 de julho de 2021.
Fonte: Notícias Canção Nova