Um dos lugares mais visitados pelos milhares de jovens presentes nestes dias em Lisboa para JMJ é a Cidade da Alegria. Conversa com Vatican News a responsável pela Pastoral da JMJ Mariana Frazão.
Um local de encontro com Jesus onde os jovens peregrinos experimentam diferentes modos da vivência e alegria Cristã. Eles nestes dias são provocados a olhar para a sua própria vida e a descobrir um caminho como resposta a Deus que chama cada um pelo nosso próprio nome. Passar pela Cidade da Alegria – destaca a organização da JMJ – significa encontrar um Deus vivo que nos convida a experimentar o seu perdão e a sua misericórdia e a dar a vida de forma generosa respondendo aos seus desígnios de Amor.
O que encontrar na Cidade da Alegria?
“Cidade da Alegria” é o nome do espaço que juntará a Feira Vocacional, a Capela e o Parque do Perdão na JMJ Lisboa 2023:
Feira Vocacional – espaço onde os jovens peregrinos podem entrar em contato com diversos movimentos, associações, comunidades, ordens religiosas e projetos de cariz social.
Capela – espaço de silêncio e de intimidade com Deus.
Parque do Perdão – espaço onde os peregrinos podem fazer um encontro com o Cristo Misericordioso através do Sacramento da Reconciliação.
Conversamos com a responsável pela Pastoral da JMJ Mariana Frazão:
Festival da Juventude
O Festival da Juventude é um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ, numa partilha da vivência cristã feita por jovens de todo o mundo, fruto da sua criatividade e generosidade. O Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ Lisboa 2023 e à cidade de Lisboa uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir.
No Festival da Juventude os jovens encontram eventos nas áreas de Música, Cinema, Exposições, Teatro e Dança, Desporto, Conferências, Eventos Religiosos e de Encontro (orações, testemunhos, adoração, encontros conduzidos por Movimentos, Associações e Congregações) e Museus.
Música
São mais de 100 bandas, dos cinco continentes, em 9 palcos. Ao longo da JMJ Lisboa 2023, os jovens poderão desfrutar de estilos musicais tão diferentes como rock, pop, rap, clássico e até folk! E também concertos orantes, onde a música ajuda realmente a rezar.
Conferências
Testemunhos de quem segue Jesus, conversas sobre vocação e missão e palestras sobre desafios atuais da sociedade, da cidadania e do mundo profissional com que os jovens se deparam.
Exposições
São mais de 15 as exposições patentes em vários espaços da cidade, com temas relacionados com a ecologia, as vidas de santos e de outras personalidades que marcaram a vida da Igreja, Fátima, e muito mais!
Teatro e Dança
Durante a JMJ Lisboa 2023, a oportunidade de assistir a espetáculos de teatro, protagonizados por jovens peregrinos, incluindo musicais, exibições de dança tradicional e contemporânea, e até street dance.
Eventos Religiosos e de Encontro
Os jovens peregrinos encontram também propostas de oração, dinamizadas por grupos, dioceses e movimentos de vários países, incluindo a oportunidade de rezar junto às relíquias de João Paulo II, fundador da JMJ, e também momentos de partilha e conhecimento da Igreja.
Cinema
Documentários sobre a vida de quem ousou seguir Jesus, longas-metragens e outros filmes sobre figuras relevantes da vida da Igreja compõem esta área do Festival da Juventude.
JMJ Sports
“O desporto pode ser um símbolo de unidade para uma sociedade”, afirmou o Papa Francisco. Nesta área do Festival da Juventude, os jovens podem assistir a um torneio de futebol e de voleibol de praia e a modalidades de desporto inclusivo.
O principal objetivo – destacam os organizadores da JMJ Lisboa – é proporcionar aos peregrinos de todo o mundo uma partilha da experiência cristã e um encontro de culturas através de uma linguagem universal: o desporto.
A alegria do Festival da Juventude não está só ruas da cidade de Lisboa! Nas cidades e vilas de acolhimento, grupos locais organizam eventos para os quais todos estão convidados! Uma oportunidade de partilha de talento, traços culturais e religiosos entre peregrinos e populações locais.
Museus
Os Museus associam-se à JMJ Lisboa 2023 e oferecem aos Peregrinos e Voluntários inscritos na JMJ Lisboa 2023 entrada gratuita ou com condições especiais.
Com informações da assessoria da JMJ Lisboa
Fonte: Vatican News