Ele também fez a primeira comunhão na catedral de Kharkiv; cidade foi praticamente destruída pelos ataques russos
Entre as imagens provenientes da guerra na Ucrânia e fornecidas pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre e outras instituições de caridade, uma particularmente comovente mostra um jovem recebendo o batismo antes de partir para a guerra.
O jovem não tem mais de 18 anos e recebeu o batismo e a primeira comunhão na catedral de Kharkiv. A cúria da cidade foi atingida por um míssil na manhã de 1.º de março.
Este jovem já estava fazendo cursos preparatórios para receber os sacramentos antes do conflito que assolou o país. Agora ele entra na guerra com uma nova perspectiva: com a graça da nova vida no batismo e a força do Corpo de Cristo.
De acordo com gravações fornecidas pelos ucranianos (e várias organizações de direitos humanos), os russos utilizaram bombas de fragmentação em Kharkiv. Um acordo da OTAN e mais de 100 países proíbe esse tipo de explosivo desde 2018.
Enquanto a maior parte da Ucrânia é ortodoxa, cerca de 10% da população estão em união formal com Roma. A Igreja Greco-Católica Ucraniana responde por 8% a 10% da população do país, e uma porcentagem menor é de católicos latinos. A Diocese de Kharkiv-Zaporizhia atende cerca de 50.000 católicos de rito latino.
Fonte: Aleteia