No dia 23 de fevereiro, domingo de carnaval, o Ginásio Municipal de Esportes de Itapecerica da Serra recebeu mais uma edição do Louvor Encontro com Cristo, desta vez, com o tema: “Eu Te Levantarei”, que reuniu milhares de pessoas, das mais diversas regiões do Brasil. Conduzido pelo padre Alberto Gambarini e com as participações de Cris Soares e banda e Frei Gilson,o Louvor proporcionou aos fiéis, das 8h às 17h, uma verdadeira chuva de bênçãos e muitas graças alcançadas.
Por volta das 6h, chegaram as primeiras caravanas em Itapecerica e já deram os primeiros indícios de que seria um dia mais que especial. Em uma delas, estava dona Maria Cardoso, de 62 anos, aposentada. É o terceiro Louvor que ela participa e, segundo ela, “a sensação é indescritível. É um dos dias do ano mais aguardado por mim, vim a primeira vez em 2017 e pretendo vir em todos os que tiverem (…) alcancei uma graça especial no ano passado e sou muito grata.”
Mesmo com uma manhã bastante fria na cidade, os jovens, como sempre, marcaram presença fazendo a recepção dos fiéis de forma muito fervorosa, os preparando para o que, dali a pouco tempo, vivenciariam no ginásio. Pedro, de 19 anos, estudante de psicologia, que faz parte do grupo “Jovens com Cristo” da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, participou da equipe de recepção com a juventude pela sexta vez e relatou que “a recepção é como a porta de entrada para o Louvor (…) a partir da alegria que sentimos e expressamos às caravanas, podemos mostrar também o amor de Cristo, que acolhe a todos (…), a presença dos jovens nos permite crer, cada vez mais, que ainda existe esperança no mundo hoje e no futuro.”
O Louvor começou com Cris Soares e banda garantindo a animação dos fiéis com músicas que fizeram os presentes cantarem em uníssono, como “Queima de Novo”, da Comunidade Católica Colo de Deus, proporcionando momentos emocionantes de devoção ao Senhor. Emoção também não faltou no momento em que o Santíssimo Sacramento entrou no ginásio. A atmosfera mudou completamente, afinal, começava ali, de fato, o momento em que as graças seriam derramadas. O Santíssimo estava presente. Foi um momento de adoração profunda junto ao Padre Alberto Gambarini, responsável por carregá-lo.
Após esse momento repleto de respeito e adoração, padre Alberto retornou ao palco para dar início a sua primeira pregação, com o tema: “Jesus Quer Curar Você”. Ele convidou os fiéis a abrirem a bíblia em Lucas 5, 12-15: “Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: Senhor, se queres, podes limpar-me. Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero; sê purificado! No mesmo instante desapareceu dele a lepra. Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho. Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.”O padre acrescentou que “todos nós estamos cheios de problemas (…) o problema, não é problema para Jesus, é para nós (…) a fé é dizer ‘eu tomo posse’, e aí nós vemos que acontece (a cura).” Em seguida, o pároco deu a benção junto ao Santíssimo e, a música “Eu Te Levantarei”, do Frei Gilson, tema do louvor, começou a ecoar no ginásio, conduzida por Cris Soares e banda.
Um dos momentos mais esperados pelos fiéis era a entrada de Frei Gilson e, quando ele finalmente subiu ao palco, a reação não poderia ter sido outra: foi ovacionado pelos fiéis. A primeira música cantada por ele foi “Sopra Espírito Santo”, que fala sobre o preenchimento que o Espírito é capaz de causar nos corações daqueles que O buscam.Outras músicas como “Eu Vou Crer em Ti” e “Eu Seguirei” também foram cantadas pelo Frei que, em meio ao seu show, disse: “coisas boas estão para acontecer na sua vida, você só precisa ter fé, você só precisa esperar, acreditar e você não pode desanimar no caminho.”
Padre Alberto retornou ao palco para sua segunda pregação com o tema: O Poder Explosivo do Louvor, mencionando II Crônicas 20,9: “Se nos sobrevier alguma desgraça, guerra, flagelo de vingança, peste ou fome, apresentar-nos-emos diante de vós neste templo, pois vosso nome é nele invocado, e clamaremos para vós do fundo de nossa angústia; então havereis de nos ouvir e salvar” e completou convidando os fiéis a agirem como Josafá: “Josafá não se deixou intimidar pelo problema (…) a guerra dos meus problemas não compete a mim, mas a Deus (II Crônicas 20,15).” Em seguida, Frei Gilson voltou ao palco cantando “Te Louvo em Verdade”.
A entrada de Nossa Senhora foi ao som da música “Maria de Nazaré”, conduzida por Frei Gilson. Foi um momento bastante emocionante para todos os ali presentes, que pararam para observá-la enquanto o andor com a imagem passeava pelo ginásio em meio aos fiéis.
Na pausa para o almoço, inúmeros fiéis formaram uma fila para conseguir um autógrafo do Padre Alberto Gambarini. Oswaldo Vieira, de 65 anos, aposentado, era um deles. Segundo ele, “esse livro (Socorro Espiritual), me ajudou a superar muitos problemas que eu achava que não teriam mais solução. Recomendo (o livro) sempre que posso às pessoas que eu vejo que também estão passando por dificuldades”.
A Santa Missa começou com Cris Soares cantando “Um Novo Clamor”, de Eliana Ribeiro. Em seguida, em sua homilia, o padre convidou os fiéis a pedirem que o Espírito Santo incendiasse suas almas, e mencionou Karl Barth, teólogo que dizia “muitos desconhecem esse poder (do Espírito) sem o qual a nossa fé, é nada” e a música “Incendeia a Minha Alma”, do padre Fábio de Melo, tomou conta do ginásio.
Padre Alberto mencionou Isaías 43,18-19, como um remédio de cura para as feridas e libertação, a passagem diz: “Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe” em seguida, convidou os fiéis a deixarem o passado para trás e viverem o presente.
O Louvor Encontro com Cristo no carnaval terminou com o padre Alberto Gambarini abençoando os objetos religiosos dos fiéis, que tiveram um domingo especial, onde puderam pedir e receber as graças do Senhor que, com certeza, se fez presente em Itapecerica da Serra.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra.