Uma nova e bela tradição de Advento e Natal ao ar livre está surgindo em todo o mundo
As luzes de Natal estão proporcionando lindos espetáculos nas fachadas de Catedrais e outras grandes igrejas históricas do mundo, como a Basílica de São Francisco em Assis, por exemplo. Durante as noites do Advento, essas comunidades promovem projeções de imagens da arte cristã e da Natividade em suas paredes externas.
Isso tem sido feito lindamente por anos na Catedral de Santa Maria, no centro de Sydney, Austrália. A exibição acontece todas as noites durante as semanas que antecedem o Natal.
No Brasil, o destaque das luzes de Natal vai para a Catedral de Pedra de Canela, Rio Grande do Sul. A fachada da igreja fica iluminada o ano todo. Mas, nesta época do Advento, acontecem projeções e espetáculos musicais especiais.
Este ano, entretanto, a recomendação é assistir às transmissões ao vivo dos espetáculos para evitar aglomerações.
Luzes de Natal e Evangelização
Os espetáculos de luzes projetadas nas igrejas são, de fato, uma maneira brilhante de contar a história de Jesus. Além disso, podem despertar a curiosidade espiritual, mesmo naqueles com pouca ou nenhuma formação cristã.
Aliás, isso poderia facilmente se tornar uma tradição anual de Natal. Já imaginou, por exemplo, o que poderíamos fazer nos próximo Natais, quando a pandemia já tiver passado? Que tal combinar uma exibição de luz deslumbrante com uma versão da Adoração Eucarística?
Poderíamos convidar quem estiver admirando as imagens do lado de fora de nossas igrejas a entrar e experimentar um verdadeiro encontro com a presença de Jesus Eucarístico. Também poderíamos convidar as pessoas a ouvir e cantar canções natalinas, descansar, rezar, falar com alguém, conversar com um padre ou receber uma oração.
Fonte: Aleteia