10 exemplos de uma provável nova realidade, à qual todos teremos que nos adaptar em alguma medida
Vários países já reabriram as igrejas para a celebração pública de Santas Missas e outros ritos litúrgicos. É o caso da Coreia do Sul, Japão e Vietnã, por exemplo, e, nestas próximas semanas, será o caso de quase todos os países europeus, como Alemanha, Polônia, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica e Holanda, entre outros.
A reabertura, no entanto, não quer dizer que tudo voltará a ser exatamente como antes. Uma série de precauções está sendo tomada para evitar o ressurgimento da pandemia nos lugares em que a situação sanitária parece estar voltando a ficar sob controle.
Confira 10 dentre as mais relevantes:
1 – Comunhão
Algumas conferências episcopais aconselharam que, provisoriamente, os sacerdotes distribuam a Comunhão na mão e não na boca, e que a assembleia não comungue sob as duas espécies.
2 – Saudação da paz
Na saudação da paz, a orientação é a de substituir o aperto de mãos por uma inclinação de cabeça.
3 – Distâncias nos bancos
Deve ser respeitada a distância de ao menos 1,5m entre as pessoas nos bancos. Para isto, algumas paróquias estão marcando visualmente os lugares.
4 – Distâncias na fila da Comunhão
O mesmo se aplica à fila da Comunhão: várias igrejas estão demarcando pontos de referência no piso dos corredores para garantir a distância mínima entre os fiéis.
5 – Faixas de segurança entre altar e assembleia
Algumas catedrais adotaram faixas de isolamento para demarcar visualmente que o espaço do altar fica reservado somente ao celebrante, acólitos e leitores.
6 – Mais Missas
Paróquias de muitas dioceses estão aumentando o número de Missas para que todos possam comparecer, já que caberão menos pessoas em cada Missa.
7 – Sem água benta nas entradas
O uso de água benta na porta dos templos será evitado.
8 – Higienização das mãos
Na entrada das igrejas, sempre que possível, é recomendável disponibilizar álcool em gel.
9 – Máscaras
O uso de máscaras de proteção durante todas as cerimônias é necessário, podendo ser brevemente baixadas, é claro, na hora de comungar.
10 – Pinças eucarísticas
Algumas paróquias também voltaram a adotar as pinças eucarísticas, que já foram empregadas pela Igreja em várias epidemias ocorridas ao longo da História.
Fonte: Aleteia