A melhor maneira de começarmos o dia é professando nosso amor a Deus, mesmo quando não estamos muito dispostos a fazer isso
A meditação matinal pode nos auxiliar no nosso objetivo como cristãos, ou seja, amar a Deus por toda a eternidade. Devemos, portanto, começar essa meta durante nossa vida na terra, amando a Deus cada vez mais.
No entanto, nem sempre é fácil manter esse amor, especialmente quando ocorrem provações e tribulações, por exemplo. Nestas situações, somos tentados a negligenciar nossa vida de oração. Como resultado, o nosso amor diminui a cada dia.
Santa Gertrudes, no entanto, tinha um método que ajudava as pessoas a renovar esse amor a Deus diariamente.
Ela escreveu vários exercícios espirituais e, em um deles, ensinou uma meditação matinal que se concentrava inteiramente em amar a Deus ao acordar. Dizia ela:
“Reserve um momento adequado … pela manhã … e mantenha-se em união com Deus, orando com todo o seu amor, toda a sua devoção e toda a sua intenção, como se Jesus, que está presente em sua alma, estivesse visivelmente presente aos seus olhos corporais”.
Meditação com a imagem de Jesus
É mais fácil amar alguém quando podemos ver a pessoa. Entretanto, embora não possamos enxergar Jesus com nossos olhos corporais, podemos usar nossa imaginação ou colocar diante de nós uma imagem de Jesus, lembrando-nos de que Ele está verdadeiramente ao nosso lado de uma forma real.
Então, depois de visualizar a presença de Jesus, podemos despertar em nossa alma um profundo amor por ele. A prece abaixo ajudará nesta meditação matinal:
“Ó Deus, meu Deus, contigo eu assisto ao raiar do dia. Por ti a minha alma tem sede … Ó Deus, tu és amor … De manhã ouvirás a minha voz, ó meu Deus, meu querido amor … Que a grandeza do teu amor triunfe sobre tudo, que a santidade infinita dos teus méritos me envolva… Olha por mim e me ensina a te conhecer. Tu me amaste primeiro, foi tu que me escolheste, e não eu que te escolhi … Mostra-me o teu rosto e deixa-me contemplar a tua beleza.”
Duração
Este pequeno exercício não precisa durar muito, mas pode ser uma experiência poderosa para começar seu dia aquecendo-se à luz do amor de Deus por você. De fato, essa meditação matinal poderá afetar todas as nossas ações do dia e nos lembrar onde colocar nossas prioridades, mesmo antes de começarmos o dia.
Enfim: Deus é amor! Vamos, então, começar nosso dia olhando para o Amor, amando-o de volta.
Fonte: Aleteia