A representação do nascimento de Jesus só pode ser vista com a ajuda de um microscópio
Conhecido como “Nano Sagrada Família”, o menor presépio do mundo cabe no buraco de uma agulha.
O jornal The Sun relata que o modelo microscópico foi produzido em 2017 por cientistas da Universidade de Vilnius, com financiamento do governo lituano. As esculturas incrivelmente pequenas são uma réplica do presépio da Praça da Catedral em Vilnius, Lituânia. A obra de arte é, portanto, 10.000 vezes menor do que a original, em tamanho natural. O trabalho mobilizou 30 especialistas e levou três meses para ficar pronto.
A façanha foi realizada por meio do uso de impressão 3-D e, obviamente, não é visível a olho nu. Um artigo de 2017 do USA Today explica que o presépio lituano teve que ser digitalizado para que os especialistas diminuíssem suas proporções. Aliás, os cientistas colocaram cuidadosamente o menor presépio do mundo no buraco de uma agulha. Isso para se conseguir uma referência. Diz-se também que ele cabe na extensão de um cílio humano.
Presépio cheio de detalhes
Apesar de seu tamanho microscópico, a “Nano Sagrada Família” contém uma quantidade surpreendente de detalhes. As roupas dos personagens, por exemplo, são semelhantes às das representações originais. Além disso, a manjedoura mostra fios de feno individuais. Entretanto, um dos fatos mais curiosos é que se pode distinguir o rosto do Menino Jesus, mesmo ele sendo menor do que uma célula humana.
Em 2017, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, enviou a miniatura microscópica ao Papa Francisco como presente de Natal. A equipe criou outras quatro cópias deste presépio. Uma foi para o Palácio Presidencial da Lituânia, enquanto outra está na Arquidiocese de Vilnius para visitação pública.
No site que narra seus esforços, a equipe da Universidade de Vilnius disse que enviou o presépio ao Guiness para reconhecimento oficial. Sobre a obra, eles disseram:
“Às vezes, as coisas mais importantes e impressionantes são invisíveis a olho nu, mas todos sabemos que são reais e verdadeiras. Este é o menor presépio do mundo; e embora você não possa vê-lo a olho nu, ele é real e está aqui.”
Fonte: Aleteia