O fenômeno da casa que flutua não pôde jamais ser explicado pelos cientistas que o estudaram
Milagre que levou a casa de Maria de Nazaré para Loreto faz 726 anos hoje: trata-se da celebração da Trasladação da Santa Casa de Loreto, ocorrida em 10 de dezembro de 1294.
Nossa Senhora de Loreto
Nossa Senhora de Loreto é uma devoção mariana que surgiu a partir do relato da milagrosa trasladação da casa em que a Santíssima Virgem Maria tinha morado em Nazaré.
Trata-se de uma casinha pequena, feita de pedras, e que os católicos da Terra Santa protegiam como relíquia preciosa. Sob aquele teto, afinal, “o anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo“, como rezamos no ângelus! Foi lá que São José ensinou a Jesus o seu ofício de carpinteiro; foi lá que Jesus “cresceu em estatura, sabedoria e graça diante do Senhor”, como nos conta o Evangelho; era lá que a Família de Nazaré vivia em amor e felicidade.
Passaram-se muitos séculos. Em 1291, durante uma época de grande expansão islâmica e antes da chegada dos muçulmanos a Nazaré, a casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente. E, tão inexplicavelmente quanto, apareceu na cidade de Tersatz, na antiga Dalmácia, uma região dos Bálcãs que hoje corresponde a territórios da Croácia, da Bósnia e Herzegovina e de Montenegro.
O padre local, que estava muito doente e ficara curado por milagre, foi agraciado com uma visão de Nossa Senhora em que ela própria afirmava:
“Esta é a casa onde Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré”.
Sim: a casa da Sagrada Família fora transportada inteira, de Nazaré para Tersatz, sem ser demolida.
O povo começou a fazer peregrinações e a obter graças e milagres. O governador local, embora impressionado com o fato, enviou quatro estudiosos à Terra Santa para confirmarem se aquela era mesmo a verdadeira casa de Nossa Senhora.
Em Nazaré, os enviados só encontraram os alicerces da casa e o espanto dos nazarenos com o seu desaparecimento. Os alicerces tinham as mesmas medidas dos que haviam aparecido em Tersatz e são conservados até hoje na Basílica da Anunciação, em Nazaré.
Quanto à casa que aparecera em Tersatz, ela estava intacta e sem sinais de ter sido desmontada e reconstruída.
Milagre que levou a casa de Maria de Nazaré para Loreto faz 726 anos hoje
Após pouco mais de três anos, ocorreu um novo milagre: em 10 de dezembro de 1294, a casa da Virgem Maria foi elevada por sobre o mar Mediterrâneo e levada para os bosques de Loreto, em Recanati, na Itália.
Os fiéis se lembraram então de uma profecia de São Francisco de Assis:
“Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto”.
De fato, a basílica erguida em volta da casa se tornou um dos maiores santuários da Europa. Dentro da basílica, um grande “relicário” foi construído para envolver toda a casa.
Os fenômenos inexplicáveis em torno à casa de Maria em Loreto
A pedido da Igreja, vários estudos foram realizados por engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e outros estudiosos, que, quanto mais analisam o caso, mais comprovam o caráter inexplicável do surgimento dessa casa:
1 – Ela se ergue do solo sem nenhuma base de sustentação e é possível passar uma barra de ferro por baixo dela sem qualquer impedimento.
2 – As pedras da construção não existem na Itália: somente na região de Nazaré, na Terra Santa.
3 – Sua porta é de cedro, madeira que também não existe na Itália, mas é encontrada na Palestina.
4 – As pedras das paredes foram levantadas com uma espécie de cimento feito de sulfato de cálcio e pó de carvão, mistura usada na Palestina dos tempo de Jesus, mas desconhecida na Itália quando a casa surgiu em Loreto.
5 – As medidas da casa correspondem perfeitamente às da base que permaneceu em Nazaré.
6 – A casa, pequena e simples, segue o estilo nazareno da época de Jesus.
De tempos em tempos, parecem surgir provas de que a casa teria sido desmontada parte por parte e assim transportada até Loreto, encerrando-se desta forma o mistério e, portanto, desmentindo-se o milagre. No entanto, sempre voltam a observar-se lacunas importantes nessas supostas explicações, além de perguntas não respondidas – desde como teriam sido executados a desmontagem, o transporte e a reconstrução minuciosa até, principalmente, a impressionante flutuação que mantém a casa em pé sem qualquer base de sustentação.
Em resumo: o milagre e seu mistério continuam.
Fonte: Aleteia