Na quinta-feira, dia 20 de junho, famílias, crianças, seminaristas, padres, estudantes, jovens e adultos, se reuniram para, com muita dedicação e fé, confeccionaram os tapetes de Corpus Christi, no centro de Itapecerica da Serra. Antes de iniciarem os trabalhos, receberam a benção do padre Alexandre Matias no Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia. A Festa de Corpus Christi em Itapecerica da Serra é feita desde a década de 60. Todos os materiais foram disponibilizados pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, que também ofereceu lanche a todos os voluntários. Antes mesmo das 10h, os tapetes estavam totalmente prontos e muitas pessoas já percorriam as ruas do centro da cidade para admirá-los.
Cerca de 300 voluntários confeccionaram os 54 tapetes, sendo 45 produzidos pela comunidade católica e os demais por representantes da secretaria de Turismo, Romaria, Escolas, Comitê de Empresários (CEIS) e membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTURIS).
Por volta das 14h30 os fiéis ocuparam toda o largo da matriz para a missa campal de Corpus Christi, celebrada pelo padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos padres Alexandre Matias, Lídio Sampaio, Martinho Alves e Robson Antônio da Silva da comunidade Servos da Providência. O padre Robson presenteou o padre Alberto, com uma relíquia de primeiro grau da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo, considerada a intercessora da Renovação Carismática do Brasil.
A Solenidade do Corpo de Cristo é celebrada, todos os anos, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. É o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento saí em procissão às ruas.
Na homilia, o padre Alberto relembrou da importância da eucaristia na fé católica além de contar o milagre eucarístico que deu origem a festividade.
Em 1264 o padre Pedro de Praga, ao celebrar uma missa em Volsena na Itália, duvidou da presença de Jesus na eucaristia. De repente a hóstia começou a sangrar. O Papa Urbano IV ordenou que fosse feita uma perícia para provar a veracidade do milagre, quando comprovado, o líder da igreja mandou que a relíquia fosse levada em procissão de Bolsena a Orvieto. Ao olhar a relíquia o Papa disse: Corpus Christi.
A cidade de Itapecerica da Serra recebeu neste dia muitos turistas vindos dos mais distantes lugares.
Belarmino Farias, 75 anos, disse que os tapetes fazem as pessoas terem mais vontade de participar da igreja. “Maravilhosos os tapetes, muito bonito, faz as pessoas terem gosto de vir na festa. Que Deus abençoe a todos nós. ”, comenta com grande alegria.
Maria Maciel da Silva, 79 anos, moradora em Itapecerica há mais de 25 anos comenta do milagre que Jesus fez em sua vida. “Nunca perdi um dia de Corpus Christi, quase que ia perdendo hoje porque fiquei muito doente e faz dias que eu não vinha a igreja, mas graças a Deus e Nossa Senhora estou recuperando minhas forças estando aqui nesse dia que é sempre lindo”. finaliza emocionada.