Depois de 2 anos sem que a celebração acontecesse de forma presencial, os fiéis puderam se reunir em frente ao Santuário.
Aconteceu neste domingo a Santa Missa Campal de Domingo de Ramos, no Largo da Matriz, em Itapecerica da Serra. Presidida pelo padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos padres Alexandre Matias e Lídio Sampaio, a celebração reuniu uma multidão de fiéis em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, depois de 2 anos em que o evento sofreu as consequências da pandemia. Além dos cristãos presentes no Largo, cerca de 4 mil acompanharam a transmissão da Santa Missa via YouTube.
O Domingo de Ramos abre a Semana Santa e celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e a Ressurreição. Neste dia, a Igreja cobre os caminhos para a passagem de Jesus com ramos proclamando “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor” (Lc 19, 38 – MT 21, 9).
Dada a importância que a Semana Santa tem na vida dos cristãos, o padre Alberto Gambarini ressaltou que começou a “semana do amor extremo de Deus. Deus não fez somente o seu filho Jesus nascer, mas Jesus veio para destruir aquilo que nos afastou dEle: o pecado. É por isso que Jesus morreu na cruz, o madeiro da cruz recorda para nós a árvore da vida, onde os nossos primeiros pais pecaram, ofenderam a Deus, não confiaram na Sua palavra. Era preciso que nascesse um homem, sem pecado, para quebrar aquilo que o pecado trouxe.”
Em sua homilia, o pároco mencionou que “os ramos que trazemos em nossas mãos recordam os ramos daquele povo (de Jerusalém), que com alegria louvava, acolhia e recebia o nosso salvador. Porém, este mesmo povo, vai gritar ‘crucifica-o’, e aqui temos que lembrar a palavra de Santo André de Creta, que dizia ‘hoje Jesus não quer mais os nossos mantos, mas temos que estender as nossas vidas, para que ele possa entrar em nosso coração, para que ele possa trazer a verdadeira alegria, fruto do Espírito Santo’. Hoje, Jesus não quer somente aquilo que nossos lábios proclamam, ele quer aquilo que brota do nosso coração, reconhecendo que ele é o único caminho, a única verdade e a única vida.”
O Papa Francisco seguiu um raciocínio semelhante em sua homilia quando disse: “fixemos Jesus na cruz e pensemos que nunca recebemos palavras melhores: Perdoa-lhes, Pai. Fixemos Jesus na cruz e vejamos que nunca recebemos um olhar mais terno e compassivo. Fixemos Jesus na cruz e convençamo-nos de que nunca recebemos um abraço mais amoroso. Fixemos o Crucificado e digamos: ‘Obrigado, Jesus! Amas-me e perdoas-me sempre, mesmo quando me custa amar e perdoar a mim mesmo.’”
As celebrações da Semana Santa seguem no Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia. Abaixo, você confere as próximas datas e horários:
A transmissão da Santa Missa de Domingo de Ramos segue disponível no canal TV Encontro com Cristo. Para acessar, basta clicar aqui.