A Missa do Impossível completa 10 anos e deverá constar no calendário oficial de Juiz de Fora.
Foi celebrada nesta terça-feira, 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a última “Missa do Impossível” deste ano na região central de Juiz de Fora, MG, com uma afluência de fiéis que triplicou as projeções das autoridades do município. Uma estimativa feita pelo Corpo de Bombeiros e divulgada pela Arquidiocese de Juiz de Fora aponta que cerca de 30 mil fiéis participaram da celebração, embora a estimativa inicial fosse de 10 mil pessoas. A missa começou às 19h30 e teve cerca de duas horas de duração.
Segundo o site da arquidiocese, a Missa do Impossível é ordinariamente celebrada às terças-feiras na igreja Santa Rita de Cássia. Declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Juiz de Fora, a celebração completará 10 anos em 2024. No caso da última Missa do Impossível do ano, que é celebrada ao ar livre, existe a possibilidade de que ela seja incluída no Calendário Oficial da cidade, por proposta do vereador Marlon Siqueira (PP). Ele argumenta que “a Última Missa do Impossível do Ano se mostra como uma grande atividade campal de caráter popular e social, que reúne todos os anos dezenas de milhares de pessoas em uma cerimônia cristã antes do encerramento do ano. O evento tem porte regional, considerando que o público vem de várias cidades do entorno além de Juiz de Fora”.
De fato, além dos fiéis locais, caravanas vindas de outras cidades da região contribuem para que uma grande quantidade de católicos se reúnam nesta especial celebração eucarística. Quem não pode participar presencialmente ainda tem a oportunidade de acompanhar a missa via streaming: desta vez, foram cerca de 10 mil pessoas assistindo ao vivo pelo YouTube.
O tema desta celebração, “Pois para o coração de Deus, nada é impossível”, foi o fio condutor das pregações do pe. Pierre Maurício de Almeida Cantarino, idealizador da Missa do Impossível. Ele declarou ao início da celebração:
“A palavra do Senhor nos diz de onde virá o nosso socorro: o socorro vem do Senhor, que fez o céu e fez a terra. E nós invocamos o nome do Senhor para que, nesta noite, bênçãos e graças aconteçam. Nós invocamos o Senhor para que tudo aquilo que você trouxe em seu coração como sonho e desejo, para que os seus difíceis e, principalmente, para que o seu impossível, em nome de Jesus, aconteça”.
Após a missa, também houve adoração ao Santíssimo Sacramento.
Fonte: Aleteia