Mais de 50 mil fiéis acompanharam a celebração através das redes sociais.
No dia 28 de março, Domingo de Ramos, o padre Alberto Gambarini celebrou na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, junto ao padre Alexandre Matias, a Santa Missa em celebração a entrada de Jesus em Jerusalém e início da Semana Santa. Por conta da pandemia de Covid-19, não haviam fiéis na paróquia e a missa foi transmitida através das redes sociais do pároco, alcançando mais de 50 mil fiéis.
Logo no início, padre Alberto ressaltou o fato de os fiéis estarem presentes apenas de modo online, segundo ele “estamos sendo privados da Santa Missa presencial, mas não estamos sendo privados do nosso encontro com o Deus vivo, que deseja justamente nesse tempo da Quaresma, nos dar uma renovação espiritual, nos dar a graça de podermos, com Jesus, crescer nessa experiência da vida nova.”
A benção dos Ramos foi diferente da usual. Ao invés de centenas de mãos para o alto segurando seus devidos Ramos, desta vez, apenas os cantores presentes e os padres faziam o gesto. “Que os nossos Ramos abençoados sejam o sinal da nossa alegria, de ter jesus como o Senhor de nossas vidas. Que esses Ramos que vamos colocar em nossas casas, possam ser o sinal da Benção de Deus nos acompanhando”, mencionou o sacerdote.
Padre Alberto ainda ressaltou a importância da Semana Santa ao dizer que “entramos na semana mais sagrada do ano. Somos convidados a estar com Jesus para iniciar o caminho de Sua Paixão, morte ressurreição.” O sacerdote ainda destacou o Evangelho mais longo (Mc 14, 1- Mc 15, 47) “nem sempre ele é lido (…) nesse Evangelho encontramos três cenas ‘estranhas’, que nunca perguntamos o que o Senhor quer falar para nós (…) a primeira é a da mulher com um frasco de perfume caríssimo (…) a segunda cena nos apresenta Jesus na última ceia (…) finalmente, a última cena, aparentemente sem importância no Evangelho: um jovem vestindo uma roupa branca que de repente desaparece.” Padre Alberto explicou cada uma dessas cenas, você pode acessar clicando aqui.
Ao final da missa, o pároco pediu pelo fim da pandemia de Covid-19 que ainda assola fortemente o Brasil, inclusive Itapecerica da Serra, que está com 100% dos leitos ocupados. “Que Deus tenha misericórdia do mundo, que tenha misericórdia do Brasil, onde o número de mortes está aumentando. Peçamos misericórdia ao Deus Todo Poderoso, peçamos que Ele olhe pelos hospitais, para aqueles que estão internados ou aguardando uma vaga, para aqueles que estão se recuperando em casa, pelos agentes de saúde que estão na linha de frente, soldados incansáveis (…) todos os mais de 300 mil brasileiros, queridos e amados, que perderam sua vida por conta desse vírus…tenhamos compaixão. Que Deus dê o consolo eterno. Que possamos, em pouco tempo, estar livres desse vírus e voltando para nossa casa para as celebrações presenciais.