Os gestos e atitudes do povo na Santa Missa devem refletir o amor e o respeito a Deus
Durante a Missa, a consagração do pão e do vinho é marcada pela elevação da hóstia e do cálice. Muitas vezes, este momento também é acompanhado pelo toque solene dos sinos.
Além disso, há um curto período de silêncio quando o sacerdote eleva a hóstia e o cálice para que todos possam ver. Após cada elevação, o padre faz uma genuflexão.
Inclinar-se ou olhar para cima durante a elevação?
Depois que a elevação da hóstia e do cálice foram introduzidas na Missa, no século 13, uma das respostas mais comuns do povo era abaixar a cabeça, em sinal de reverência. Um gesto para reconhecer a Presença Real de Jesus na Eucaristia.
No século 16, este gesto foi prescrito por vários concílios e tornou-se uma resposta-padrão.
No entanto, São Pio X sugeriu uma resposta diferente, encorajando os fiéis a olhar para cima e adorar a hóstia e o cálice eucarístico.
São Pio X também determinou uma indulgência a quem dissesse: “Meu Senhor e Meu Deus” enquanto contemplasse o Santíssimo Sacramento durante o momento da elevação ou quando quando o Santíssimo estivesse exposto no altar.
De fato, muitos católicos rezam esta oração silenciosamente enquanto contemplam a hóstia elevada, e rezam “Meu Jesus, misericórdia” na elevação do cálice.
A recomendação é que inclinemos nossa cabeça para baixo apenas quando o padre faz a genuflexão, após cada elevação.
A Instrução Geral do Missal Romano afirma:
“[Os fiéis] estão de joelhos durante a consagração, exceto se razões de saúde, a estreiteza do lugar, o grande número dos presentes ou outros motivos razoáveis a isso obstarem. Aqueles, porém, que não estão de joelhos durante a consagração, fazem uma inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflecte após a consagração.”
(IGMR, 43)
A Instrução também recomenda que:
“Para se conseguir a uniformidade nos gestos e atitudes do corpo na celebração, os fiéis devem obedecer às indicações que, no decurso da mesma, lhes forem dadas pelo diácono, por um ministro leigo ou pelo sacerdote, de acordo com o que está estabelecido nos livros litúrgicos.”
Enfim, os gestos de olhar para cima na elevação da hóstia e do cálice e depois se inclinar devem ser feitos com fé e devem levar a um aumento do amor a Deus.
Fonte: Aleteia