A irmã Joseph será a primeira religiosa indiana no posto de superiora geral da congregação
As Missionárias da Caridade, congregação fundada pela Santa Madre Teresa de Calcutá, elegeram como nova superiora geral a irmã M. Joseph Michael, de 68 anos.
O Capítulo Geral da congregação, realizado na casa-mãe de Calcutá, reuniu representantes de todas as comunidades da ordem presente em 110 países.
A nova superiora geral é a quarta religiosa a liderar a já lendária congregação das irmãs vestidas de sari branco e azul, mundialmente reconhecidas pelo carisma de servir aos mais pobres dentre os pobres do mundo. Após a morte da fundadora, Santa Teresa de Calcutá, em 1997, o comanda da congregação foi assumido pela irmã nepalesa Nirmala Joshi, que fundou o ramo contemplativo da ordem. De 2009 até o presente, as Missionárias da Caridade foram conduzidas, durante dois mandatos, pela irmã Prema, nascida na Alemanha. Agora, o governo será assumido pela irmã Joseph, que será a primeira superiora geral indiana da congregação que tem justamente na Índia a sua mais conhecida área de atuação.
A religiosa nasceu em Thissur, no estado de Kerala, e entrou na congregação aos 20 anos de idade, vindo a se tornar uma das colaboradoras mais próximas da Madre Teresa.
A irmã Joseph já trabalhou nas Filipinas, na Polônia e em Papua Nova Guiné. Atualmente, residia na casa de acolhimento infantil Shishu Bhavan de Ernakulam, sendo também a superiora regional das Missionárias da Caridade em Kerala.
Fonte: Aleteia