Informações sobre o velório e sepultamento serão dadas posteriormente pela Diocese de São Miguel Paulista.
A Diocese de São Miguel Paulista, parte do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comunicou na manhã desta terça-feira, 22, o falecimento de Dom Fernando Legal, SDB, aos 91 anos.
O bispo emérito foi o primeiro da Diocese de São Miguel Paulista (1989 e 2008). Ele também esteve à frente das Dioceses de Itapeva e Limeira, também no estado de São Paulo.
Informações sobre o velório e sepultamento serão dadas posteriormente pela Diocese de São Miguel Paulista. “Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele a vossa luz”, lê-se ao final do comunicado.
Diante da notícia da morte de Dom Fernando Legal, a CNBB se manifestou por meio de uma nota de condolências. No texto, a presidência da instituição prestou a sua solidariedade e seus “sinceros sentimentos ao bispo de São Miguel Paulista (SP), Dom Algacir Munhak, aos irmãos salesianos, familiares, amigos e a todo povo de Deus presente na diocese”.
“Damos graças a Deus pela vida deste pastor que espalhou o perfume do Evangelho nas dioceses de Itapeva, Limeira e São Miguel Paulista (…). Rezamos por Dom Fernando Legal: ‘Confiamos, Senhor, na vossa imensa misericórdia, e pedimos: concedei-lhe, por vossa bondade, o convívio dos apóstolos e mártires’”, afirmaram os bispos.
Biografia
Dom Fernando Legal nasceu na capital paulista, no bairro da Barra Funda, em 17 de dezembro de 1931. Era o mais velho de oito filhos que teve o casal João Legal e Benedita de Moraes Legal.
Ainda criança, passou a frequentar a Paróquia Santa Terezinha, em Santana. Ali, conheceu os padres salesianos e teve o despertar para a vocação sacerdotal. Em 1945, foi encaminhado pelos padres salesianos para Lorena (SP), onde estudou por três anos. Fez o noviciado na cidade de Pindamonhangaba (SP) e cursou Teologia em São Paulo, no Instituto Pio XI, sendo ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1959.
Entre 1961 a 1965, estudou em Roma, onde redigiu a sua tese sobre “A obediência nos últimos 50 anos de Teologia”. Regressou ao Brasil em 1965 sendo professor de Teologia, reitor do Seminário, coordenador de Pastoral dos salesianos, na província do Sul, e provincial.
Foi nomeado bispo de Itapeva (SP) por São João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal em 31 de maio de 1980. Escolheu como lema “Cum Matre Jesu” (Com a Mãe de Jesus). Permaneceu naquela diocese por cinco anos. Depois, foi nomeado bispo de Limeira, durante quatro anos, até a sua posse em São Miguel, em novembro de 1989.
À frente da Diocese de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal ordenou 70 padres e implementou três seminários. A sua missa de posse na nova Diocese foi acompanhada por uma multidão de 5 mil pessoas na Catedral diocesana.
Foi presidente do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998); Membro da Representativa do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998). No dia 9 de janeiro de 2008, teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI, por completar 75 anos de idade.
Nota de condolências da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências pelo falecimento do prelado.
Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Fernando Legal
Brasília-DF, 22 de agosto de 2023
Estimado irmão, dom Algacir Munhak
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito da diocese de São Miguel Paulista (SP), dom Fernando Legal, Salesiano, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 22 de agosto.
Unimo-nos em solidariedade e estendemos nossos mais sinceros sentimentos ao bispo de São Miguel Paulista (SP) dom Algacir Munhak, aos irmãos Salesianos, aos familiares, amigos e a todo povo de Deus presente na diocese.
Em preces pela alma de dom Fernando, damos graças a Deus pela vida deste pastor que espalhou o perfume do Evangelho nas dioceses de Itapeva, Limeira e São Miguel Paulista, da qual foi o primeiro bispo, entre anos de 1989 e 2008. Destacamos ainda seu lema episcopal que era “Cum Matre Jesu” (Com a Mãe de Jesus).
Rezamos por dom Fernando Legal: “Confiamos, Senhor, na vossa imensa misericórdia, e pedimos: concedei-lhe, por vossa bondade, o convívio dos apóstolos e mártires”.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande (RS)
Secretário-geral da CNBB
Fonte: Canção Nova