O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que tinha o recorde de ser o homem mais velho do mundo, morreu na terça-feira (2), aos 114 anos e 339 dias. Qual foi o seu segredo para chegar a uma idade tão avançada? “Amar a Deus e levá-lo sempre no coração”, disse ele ao Guinness World Records em 2022.
Pérez Mora nasceu em 27 de maio de 1909 em El Cobre, uma pequena cidade do estado de Táchira, nos Andes venezuelanos. A fé foi o eixo central de sua vida. Ele disse que queria ser lembrado como “um homem trabalhador, fiel à sua esposa e à sua religião”.
Ele também rezava o terço duas vezes por dia, como parte de sua rotina diária de oração. Seu sobrinho, Freddy Abreu, disse em 2022 à CNA, agência em inglês da EWTN, que seu tio, em vida, transmitia muita paz, tranquilidade e irradiava muita alegria.
“Ele é uma pessoa que tem muito a dar. Ele gosta das coisas simples da vida e é muito grato a Deus”, disse Abreu na época.
Ao longo de sua vida, Pérez Mora dedicou-se principalmente à agricultura, especialmente à produção de café e cana-de-açúcar. Aprendeu a ler e escrever de forma muito básica e foi casado com Ediofina del Rosario García por 60 anos, até a morte dela em 1997. Ele teve 11 filhos, 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos.
O médico de família de Pérez Mora informou que nos últimos dias ele sofreu de um problema respiratório que se complicou até causar sua morte, segundo Yoiris Sosa, correspondente no estado de Táchira do circuito de rádio venezuelano Unión Radio. Até o final, “mostrou-se bastante lúcido e muito bem-humorado”, acrescentou.
Além de ter um relacionamento profundo com Deus, Pérez Mora também recomendava “trabalhar duro, respeitar os dias de descanso, dormir cedo e tomar um copo de miche [uma bebida típica dos Andes venezuelanos a base de cana-de-açúcar] por dia”.
Ele dizia que a família e os amigos são seus grandes companheiros de vida e que a maior coisa que aprendeu na vida é “o amor a Deus, o amor à família e que é preciso acordar cedo para trabalhar”.
O Guinness reconheceu o recorde de Pérez Mora em 4 de fevereiro de 2022, quando ele tinha 112 anos e 253 dias. Sua morte gerou reações nacionais e internacionais.
O Grupo de Pesquisa em Gerontologia (GRG, na sigla em inglês) disse que agora está trabalhando com o Guinness World Records para definir quem é o novo homem vivo mais velho do mundo. Segundo o GRG, os candidatos seriam o japonês Gisaburō Sonobe (nascido em 6 de novembro de 1911) ou o brasileiro Josias de Oliveira (nascido em 21 de outubro de 1911).
Até 17 de janeiro de 2023, a mulher e a pessoa viva mais velha do mundo era a freira francesa André Randon, que morreu aos 118 anos. Atualmente, a espanhola María Branyas Morera detém o recorde, aos 117 anos.
Fonte: ACI Digital