A Igreja na Itália reza pelo descanso eterno do irmão Biagio Conte, missionário leigo da “Missão Esperança e Caridade”, chamado de o “São Francisco de nossos dias”.
Biagio Conte nasceu em Palermo em 1963.
Aos 16 anos, começou a trabalhar em uma construtora de propriedade de sua família.
Ele se mudou para Florença e depois viveu como eremita nas montanhas do interior da Sicília. Conte fez uma peregrinação a pé a Assis.
Antes de ir viver na África como missionário, passou por Palermo para se despedir de seus familiares, mas ao ver a situação em que se encontravam os pobres de sua cidade, decidiu ficar e em 1993 criou a “Missão Esperança e Caridade”.
Foram construídas várias casas para os pobres da cidade, incluindo um abrigo para mulheres onde pelo menos mil pessoas encontraram um teto para viver.
Biagio Conte, que usava túnica e um bastão, também fez greves de fome e protestos para pedir às autoridades civis mais cuidado com os necessitados.
Após o anúncio feito ontem (12) da morte do irmão Biagio Conte, de 59 anos, o arcebispo de Palermo, Itália, e primaz da Sicília, dom Corrado Lorefice, convidou a rezar e “fazer gestos concretos de caridade, reconciliação e Paz”.
“O arcebispo abraça afetuosamente os pais e parentes do irmão Biagio”, diz um comunicado oficial da arquidiocese local.
O comunicado oficial também valoriza o testemunho do irmão Biagio Conte e o descreve como “testemunha de Deus na cidade dos homens”.
A arquidiocese de Palermo diz que hoje o Senhor chama cada um de nós “a recolher o testemunho de tão brilhante exemplo”.
“A sua vida, sinal para toda a cidade dos homens, manifesta a fé em Deus alimentada pelo Evangelho, a esperança vivida na pobreza radical e a caridade sem limites que contribui para a transfiguração da convivência humana a partir dos mais pobres”, diz o comunicado oficial.
Por fim, a Igreja local recorda que a obra do irmão Biagio “Missão Esperança e Caridade” foi “animada e confirmada” pela visita do Papa Francisco, porque “manifesta o rosto da Igreja pobre e dos pobres”.
Fonte: ACI Digital