Encontro com Francisco acontecerá nesta quinta-feira, 7; data faz memória do dia em que a fundadora da instituição se consagrou para sempre a Deus.
Nesta quinta-feira, 7, será celebrado o nascimento oficial do Movimento dos Focolares. A data faz memória do dia em que a fundadora da instituição, Chiara Lubich, se consagrou para sempre a Deus. Por ocasião da festividade, o Papa Francisco vai receber em audiência a presidente do movimento, Margaret Karram, e dirigentes. Às 18h, será realizada uma celebração eucarística na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell.
Em 1943, há 80 anos, nascia uma pequena comunidade que, na destruição da Segunda Guerra Mundial, buscava recompor a paz e a unidade entre todos e que rapidamente se difundiu pelo mundo, inserindo-se na corrente dos Novos Carismas da Igreja. No centro da espiritualidade e da ação do Movimento dos Focolares está o Evangelho e, em particular, a oração de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21).
Atualmente a instituição está presente em 182 países. Fazem parte do Movimento cristãos de diversas Igrejas, fiéis de numerosas religiões e pessoas sem um referencial religioso preciso.
Audiência com o Papa
Estarão presentes na audiência com o Santo Padre, além da presidente e dirigentes do Movimento dos Focolares, o co-presidente, Jesús Morán. “Sermos recebidos pelo Santo Padre em 7 de dezembro de 2023, exatamente oitenta anos depois daquele primeiro ‘sim’ de Chiara Lubich a Deus, é um dom extraordinário e surpreendente para nós”, explica a presidente Margaret.
“Queremos levar ao Papa o amor e o carinho dos milhares de pessoas que vivem o Carisma da Unidade no mundo e renovar o nosso serviço à Igreja nesse caminho sinodal, em colaboração com muitos outros que desejam contribuir para a paz e o amor, a fim de lenir as feridas da humanidade”, conclui.
A presidente dos Focolares afirma que quinta-feira, 7, será a conclusão de uma peregrinação “que quisemos fazer a alguns lugares sagrados e significativos de Assis, Loreto e Roma, para agradecer, pedir perdão e recomeçar com coragem e esperança”.
Fonte: Canção Nova