Este ano, o tradicional presépio da Praça de São Pedro no Vaticano será feito de cerâmica e será da região italiana de Abruzzo
Por sua vez, a árvore de Natal será um abeto de 28 metros de altura procedente da região de Kočevje, na Eslovênia.
Segundo informou o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, o tradicional espaço dedicado ao Natal na Praça de São Pedro “pretende ser um sinal de esperança e confiança para todo o mundo” e quer “expressar a certeza de que Jesus está entre seu povo para salvá-los e consolá-los. Uma mensagem importante neste momento difícil devido à emergência sanitária da COVID-19”.
As decorações de Natal estarão visíveis na Praça de São Pedro de 11 de dezembro a 10 de janeiro de 2021, dia em que termina o Tempo de Natal com a festa do Batismo do Senhor.
O presépio será composto por estátuas de cerâmica maiores que o tamanho natural que serão colocadas sobre uma plataforma luminosa de quase 125 metros quadrados que circundará o obelisco central da Praça de São Pedro.
No presépio dos Abruzos há fortes referências à história da arte milenar, da arte grega à arte suméria, passando pela escultura egípcia. Além disso, os objetos que enriquecem o presépio incluem a memória da arte cerâmica local.
Além disso, este presépio foi exibido publicamente, entre outros lugares, no mercado de Trajano, em Roma, em 1970, e anos depois em Jerusalém, Belém e Tel Aviv.
Em anos anteriores, o Papa Francisco visitou o presépio em 31 de dezembro, no final da oração do Te Deum, que normalmente é realizada dentro da Basílica de São Pedro.
Fonte: acidigital