Para o Dia Internacional do Livro, nada melhor do que um que garanta respostas às nossas dúvidas.
No dia 23 de abril comemoramos o Dia Internacional do Livro. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1995, para homenagear obras literárias e seus autores.
A data tem como base o dia da morte de escritores importantes para a literatura. O primeiro dele é William Shakespeare, autor de clássicos como Romeu e Julieta e Hamlet. O segundo é Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. Já o último é Inca Garcilaso de la Vega, considerado o pai das letras no continente americano. Os três faleceram em 23 de abril de 1616.
Os livros são aliados na disseminação de informações das mais diversas áreas, como saúde, educação e ciência. Mas, para além disso, os livros também têm o poder de transmitir a cultura, de nos reunir e de, colocar no papel, sonhos de um futuro melhor.
Apesar de a data ser celebrada no mundo todo, no Brasil, temos mais um dia para os livros: dia 29 de outubro. O Dia Nacional do Livro foi colocado nessa data por se tratar do dia da abertura da Biblioteca Nacional, em 1810, no Rio de Janeiro.
Os Livros e a fé
Podemos encontrar muitas histórias relacionadas à Igreja e aos livros. Mas, uma das mais emblemáticas tem relação com a impressão de livros como conhecemos hoje.
Inicialmente, os livros eram manuscritos, o que gerava poucas unidades e alto preço. No entanto, em 1455, Johannes Gutenberg criou a prensa com tipos móveis, que permitiria a impressão em massa de livros. O primeiro livro produzido por Gutenberg foi a Bíblia, que é, então, considerada o primeiro livro impresso do mundo.
Hoje em dia existe um número grande livros católicos produzidos todos os anos. Esses livros podem trazer como conteúdo histórias de santos, reflexões, assim como esclarecer dúvidas. Como é o caso de Católico sem Dúvidas, novo livro do Padre Alberto Gambarini.
Católico sem dúvidas
Católico sem Dúvidas é o mais novo livro escrito pelo Padre Alberto Gambarini. Lançado no Louvor Encontro com Cristo no Carnaval, em 19 de fevereiro, o livro busca esclarecer dúvidas de católicos. Além disso, com seu conteúdo, ele permite que cada católico se aproprie do conhecimento do que a Igreja determina.
Ver essa foto no Instagram
Mesmo sendo um integrante ativo da Igreja, é comum que não se saiba tudo. Por exemplo, você já se perguntou qual a origem do sinal da cruz? E do rosário? Com um texto didático, Padre Alberto Gambarini responde essas e outra infinidade de perguntas.
Usando uma linguagem simples e com a escrita embasada nas doutrinas e determinações da Igreja, Católico Sem Dúvida garante uma das funções principais dos livros: a disseminação de informações, facilitando a vida dos fiéis.