Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, este ano o Corpus Christi foi comemorado de uma forma diferente em Itapecerica da Serra. Os tradicionais e coloridos tapetes que forram as ruas centrais nesta data precisaram ser substituídos por uma ação de solidariedade. Foi assim que surgiu o “Tapete Solidário”, criado para ajudar quem passa por momentos difíceis e que arrecadou 1,3 tonelada de alimentos.
A iniciativa aconteceu em frente ao Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, no Lago da Matriz, e contou com a ajuda de voluntários que, em um ano normal, estariam confeccionando os famosos tapetes. Na ação, moradores da cidade foram convidados a doar mantimentos que serão entregues pela igreja às famílias de vulnerabilidade social.
Movidos pela compaixão e pelo ato de amor, centenas de pessoas passaram pela igreja e, a pé ou de carro, deixaram as suas contribuições, que eram arrecadados nas escadarias do Santuário, formando um grande “tapete de alimentos”. Os fiéis também aproveitaram o momento para rezar na praça, já que entrar na igreja não era permitido.
Para o padre Alberto Gambarini, reitor do Santuário, a inciativa mostra o verdadeiro significado da palavra doar. “Jesus que veio ao mundo para se Doar a nós e hoje retribuímos está ação. Agradeço a todos que doaram os alimentos que foi de grande importância para nossa associação”, disse ele.
Como este ano não houve a famosa procissão, que sempre acompanha a data na cidade, uma missa online foi celebrada às 10h. Na a ação, os padres Alexandre Matias e Lidionor revezaram durante as bençãos.
Fonte: Jornal na Net