A História Maravilhosa do Santuário N. Sra. dos Prazeres
A história da fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem uma mesma origem. Tudo começou no ano de 1689. Nesta data, chegaram os padres jesuítas com o desejo de anunciar o evangelho aos índios da região. Para realizar esta missão, trouxeram também uma imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
A Origem sobrenatural da Igreja Matriz e da Cidade.
Contam os antigos que a vontade dos padres era construir uma capela e o aldeamento em uma área plana, próxima do lugar onde hoje está a Igreja Matriz. E assim, levaram para o local a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.
O céu estava preparando uma surpresa. A imagem da Virgem não permanecia no lugar planejado, mas aparecia em cima de um monte onde estava localizado um cemitério indígena. Os fatos se repetiram diversas vezes, e os padres entenderam onde Nossa Senhora queria a sua casa. E assim construíram a capela que mais tarde daria origem a nossa bela igreja.
Interpretando Este Fato
Para a Bíblia, um monte não é uma simples elevação de terra ou pedras. É o local em que o céu e a terra estão mais próximos. É sempre um lugar especial para o encontro com Deus.
No Antigo Testamento, o sacrifício de Isaac, filho de Abraão, está identificado com o monte onde foi construído o templo santo de Jerusalém (cf. Gn 22,2); Moisés recebeu os dez mandamentos no monte Sinai (cf. Ex 19,1ss); Elias alcançou o milagre da chuva rezando no monte Carmelo (cf. 1Rs 18,42).
Também fatos importantes do ministério de Jesus estão ligados ao gesto de subir para um lugar elevado: o sermão da montanha (cf. Mt 5-7); a transfiguração no monte Tabor ( cf. Mc 9,2); a sua Ascensão (cf. Lc 24,50; Atos 1,12).
A montanha passa a ser um lugar sagrado ideal para edificar um local para reunir o povo para o culto a Deus.
A Virgem Maria, ao indicar de um modo extraordinário o local atual onde se encontra a Igreja Matriz de Itapecerica da Serra, quis recordar um ponto importante: para ser feliz é preciso subir para Deus.