O que aconteceu depois que a imagem recebeu um tiro foi considerado um milagre pelos devotos.
São muitas as histórias e devoções atribuídas a Nossa Senhora e que dão origem aos títulos marianos diversos que conhecemos atualmente. Um deles é o de Nossa Senhora da Madrugada, também conhecido como Nossa Senhora da Aurora ou Nossa Senhora da Porta da Madrugada.
O início dessa devoção foi no século XVII, em Vilnius, na Lituânia, e está relacionada a um quadro milagroso de autoria desconhecida.
O fato é que nos anos .1600, as pessoas tinham o costume de colocar imagens ou quadros de santos em nichos nas paredes. Todos acreditavam que o gesto garantiria a proteção das casas e outros edifícios, além abençoar quem passasse diante da imagem.
Então, o governador de Vilnius encomendou um quadro da Virgem Maria da Misericórdia para ser instalado no portão de um edifício de defesa.
Mais tarde, os carmelitas descalços construíram um mosteiro e a igreja de Santa Teresa próximos ao portão e passaram a ficar responsáveis pela manutenção do quadro.
A pintura
A imagem de Maria, Mãe da Misericórdia, foi feita a óleo e tem dois metros por 1,65m. Ela foi pintada sobre tábuas de carvalho. A dupla coroa e o vestido foram confeccionados em prata e ganharam um tom externo dourado na passagem do século XVII para o XVIII.
No fim do século XVII, a pintura começou a ser coberta com peças de roupa em prata e ouro, provavelmente seguindo uma tradição da Igreja Ortodoxa Oriental. A estimativa é que o número de votos de prata depositados pelos fiéis em agradecimento a graças alcanças é da ordem de oito mil.
Vitória na guerra
O portal A12 narra um fato que ocorreu que, em 1.702, quando Vilnius foi tomada pelos suecos protestantes na Grande Guerra do Norte. No artigo publicado pelo site, José Eduardo de Barros afirma: “Os soldados invasores debochavam da imagem e um deles chegou a atirar na pintura (a perfuração da bala é visível na manga direita da imagem). Na madrugada do sábado da Semana Santa, os pesadíssimos portões da cidade desabaram, matando quatro soldados suecos, e no dia seguinte, Domingo de Páscoa, o exército lituano contra-atacou com sucesso próximo ao portão, alcançando a vitória.”
Com isso, votos em prata para a imagem de Nossa Senhora passaram a ser uma tradição. Entre os votos que cobrem as paredes encontram-se também os enviados Por Joao Paulo II, que esteve no local em 1.993 e abençoou a imagem.
Milagres
Ao longo dos séculos, vários milagres foram atribuídos à imagem de Nossa Senhora da Madrugada. Entre eles, o de um menino que caiu do segundo andar de um prédio e foi considerado morto. Quando a mãe foi rezar diante do ícone, o menino teve uma melhora extraordinária e sobreviveu.
No período da Segunda Guerra Mundial e da ocupação nazista alemã da Lituânia, os devotos temiam que a imagem fosse danificada. Então, sugeriram esconder a pintura, porém o arcebispo de Vilnius não autorizou e a imagem não foi danificada.
Hoje, a imagem de Nossa Senhora da Madrugada é venerada por católicos e ortodoxos em vários países. Sua festa acontece em 16 de novembro.
Fonte: Aleteia