Neste mês celebraremos os 190 anos da aparição em que Nossa Senhora das Graças confiou a Medalha Milagrosa a Santa Catarina Labouré
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa terá sua imagem abençoada pelo Papa Francisco no Vaticano nesta quarta-feira, 11 de novembro. A informação é da Sala de Imprensa da Santa Sé e o motivo é a aproximação do 190º aniversário da aparição a Santa Catarina Labouré, na qual Nossa Senhora lhe confia a missão de cunhar a Medalha Milagrosa.
Esta foi, na verdade, a segunda aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré. Aconteceu no dia 27 de novembro de 1830. Nesta ocasião, Maria lhe apareceu segurando um pequeno globo terrestre, que representava a humanidade, e lhe pediu que cunhasse a medalha.
A primeira aparição havia sido na noite de 18 para 19 de julho de 1830. Durante um longo encontro, Nossa Senhora disse à jovem freira de 23 anos:
“Os tempos são muito tristes. As desgraças virão sobre a França. O mundo inteiro será devastado por calamidades de todos os tipos. Mas você venha ao pé deste altar: daqui as graças se espalharão sobre todas as pessoas que as pedirem com confiança e fervor… Eu sempre cuidei de você”.
Antes de se despedir, Maria revelou a Catarina:
“Minha menina, vou confiar uma missão a você”.
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
De fato, em 27 de novembro do mesmo ano, Nossa Senhora lhe revelou a Medalha Milagrosa e pediu que Catarina mandasse fazer e distribuir ao povo peças iguais àquela que acabara de lhe mostrar.
O bispo local, porém, não acreditou na visão da religiosa. Foi preciso um sinal do céu para convencê-lo. E ele veio! Quando foram encomendadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera atingia Paris, dizimando a população. Entretanto, assim que foram distribuídas as primeiras medalhas, a peste cessou. Depois disso, outros milagres confirmaram o valor da medalha, cuja devoção se espalhou pelo mundo.
A advocação mariana vinculada à Medalha Milagrosa é Nossa Senhora das Graças. De fato, Nossa Senhora das Graças é a festa litúrgica celebrada pela Igreja no dia 27 de novembro.
Difícil situação do mundo hoje
Santa Catarina Labouré era religiosa da congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Por este motivo, o superior geral da congregação, pe. Tomaz Mavric, estará presente na cerimônia desta quarta-feira com o Papa Francisco. Os vicentinos comentam a respeito:
“Nesta difícil situação em todo o mundo por causa da pandemia da covid-19, numa sociedade fortemente afetada pelas tensões entre continentes, os filhos espirituais de São Vicente de Paulo começam com uma peregrinação mariana um percurso de anúncio do amor misericordioso de Deus”.
Para saber mais sobre a Medalha Milagrosa, clique aqui.
Fonte: Aleteia