A devoção à Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres, é muito antiga e teve sua origem em Portugal. A mãe de Jesus foi assim chamada para recordar as suas sete alegrias aqui na terra junto de Seu Filho, Jesus. Essas alegrias foram reveladas por Nossa Senhora a um frade franciscano que tinha o costume de oferecer-lhe uma linda coroa de flores. Estas são as maiores alegrias da mãezinha do céu: anunciação do anjo, visita à sua prima Isabel, nascimento de Jesus, encontro com o menino no Templo, ressurreição de Jesus, vinda do Espírito Santo e sua Assunção e coroação como Rainha do céu.
A aparição em Lisboa
O culto a Nossa Senhora dos Prazeres ganhou grande impulso principalmente depois de sua aparição no século XVI. Aconteceu durante uma terrível peste que matava a população de Lisboa, Portugal.
A bondade de Deus manifestou-se por meio da Virgem Maria, que apareceu em uma fonte e deu àquela água a graça para curar os doentes. Daí nasceu o costume de pedir a bênção para a água com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e levá-la aos enfermos.
Nesse mesmo tempo, a rainha do céu aparece a uma menina, pedindo a construção de uma igreja, para ser venerada pelo povo com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Por meio desse pedido, queria indicar o sentimento que jamais deve faltar no coração dos filhos de Deus: Alegria.
Tudo foi feito de acordo com o pedido da mãe de Jesus e logo as graças começaram a acontecer.
A História Maravilhosa do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres
A história da fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem uma mesma origem. Tudo começou no ano de 1689. Nesta data chegaram os padres jesuítas com o desejo de anunciar o evangelho aos índios da região. Para realizar esta missão, trouxeram também uma imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
* A Origem sobrenatural da Igreja Matriz e da Cidade
Contam os antigos que a vontade dos padres era construir uma capela e o aldeamento em uma área plana, próxima do lugar onde hoje está a Igreja Matriz. E assim, levaram para o local a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.
O céu estava preparando uma surpresa. A imagem da Virgem não permanecia no lugar planejado, mas aparecia em cima de um monte onde estava localizado um cemitério indígena. Os fatos se repetiram diversas vezes, e os padres entenderam onde Nossa Senhora queria a sua casa. E assim construíram a capela que mais tarde daria origem a nossa bela igreja.
* Interpretando Este Fato
Para a Bíblia, um monte não é uma simples elevação de terra ou pedras. É o lugar em que o céu e a terra estão mais próximos. É sempre um lugar especial para o encontro com Deus.