Obra traz momentos-chave da vida da santa e os desafios e triunfos da difusão da sua mensagem após a sua morte em 1938
A produção “Amor e Misericórdia: Faustina“, de 2019, dirigida por Michal Kondrat, finalmente foi disponibilizada no Brasil apesar das muitas dificuldades logísticas impostas pela pandemia de covid-19.
A solução foi oferecer acesso ao filme mediante “streaming”, de modo que não será preciso aguardar o fim das restrições ao acesso a salas de cinema para apreciar a trajetória de Santa Faustina Kowalska e a mensagem revelada a ela sobre a Divina Misericórdia, que impactou e continua impactando o coração de milhões de pessoas no mundo inteiro. Documentário enriquecido com dramatizações, o filme também aborda os desafios e os triunfos que acompanharam a disseminação desta mensagem após a morte de Santa Faustina, em 1938.
Como assistir
“Amor e Misericórdia: Faustina” tinha previsão de lançamento nos cinemas brasileiros em abril, depois de já ter sido exibido com sucesso em 700 salas dos Estados Unidos desde outubro do ano passado.
A alternativa para não atrasar ainda mais o lançamento do filme em nosso país foi o “streaming” através do site oficial: https://amoremisericordiafilme.com.br/
O acesso ao filme não é gratuito porque é necessário cobrir os custos de produção e distribuição, mas a equipe responsável conseguiu reduzir o valor da locação ao mínimo viável, deixando-o mais barato do que custaria o ingresso para ver a obra em uma sala de cinema: são R$ 12,00, que podem ser pagos via cartão de crédito ou boleto bancário através da plataforma de pagamentos digitais PagSeguro. O site oficial comunica que, a cada locação, serão doados R$ 2,00 à Instituição Padre Júlio Lancelotti, que presta auxílio a moradores de rua no Brasil.
Sobre o filme
O filme apresenta cenas como o chamado de Faustina à vida religiosa; a sua amizade com o pe. Michael Sopocko, que muito a ajudou a cumprir sua missão; o processo difícil de desenhar a imagem da Divina Misericórdia do jeito que Jesus pediu; as provações espirituais da religiosa e do pe. Sopocko; a entrega dos principais documentos sobre a Divina Misericórdia a um sacerdote mariano, o pe. Joseph Jarzebowski, que fugiu para a América a fim de cumprir a promessa de promover a Divina Misericórdia. A produção também destaca os escritos originais do pe. Sopocko e pesquisas científicas sobre as características idênticas de Cristo na imagem da Divina Misericórdia e no Santo Sudário de Turim.
Santa Faustina Kowalska é interpretada no filme pela atriz polonesa Kamila Kaminska, que conta ter vivido uma intensa experiência de fé:
“A certa altura, eu parei de me concentrar em Santa Faustina e comecei a experimentar a presença, o amor e a confiança de Deus”.
Escrita e dirigida pelo polonês Michal Kondrat, a obra de 120 minutos contou com a consultoria dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, promotores da mensagem da Divina Misericórdia. As gravações foram realizadas na Polônia, na Lituânia, na Itália e nos Estados Unidos, incluindo, neste último país, o Santuário Nacional da Divina Misericórdia em Stockbridge, Massachusetts.
Michal Kondrat comentou:
“Surgiu a ideia de criar Amor e Misericórdia há dois anos, depois que eu li o Diário de Santa Maria Faustina Kowalska. A Divina Misericórdia está mudando milhões de vidas, mas a maioria dos cristãos ainda não tem consciência do poder da mensagem que Jesus deu à humanidade por meio da Irmã Faustina, uma humilde freira polonesa que hoje é santa”.
Fonte: Aleteia